Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

23 Junho de 2020 | 13h05 - Actualizado em 23 Junho de 2020 | 13h05

BDA disponibiliza AKz 50 milhões ao sector agrícola na Matala

Matala - O Banco de Desenvolvimento Africano (BDA) vai disponibilizar, este ano, o montante de 50 milhões de Kwanzas para financiar projectos de duas cooperativas agrícolas do município da Matala, na província da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Perímetro irrigado do município da Matala

Foto: Morais Silva

As cooperativas agrícolas do município da Matala trabalharam no fim-de-semana com responsáveis do Ministério da Economia e Planeamento na organização documental e estrutural para aderir ao crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

O facto foi anunciado segunda-feira, na circunscrição, pelo responsável para gestão de projectos do Ministério da Economia e Planeamento, Manuel Maia, durante o encontro que manteve com responsáveis das referidas cooperativas, seleccionadas para o efeito, no âmbito do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC).

Na sua óptica, os moldes para a atribuição do crédito passa por garantias de posse de terra e organização administrativas do grémio.

Considerou que as duas cooperativas são funcionais, mas há um “grande” trabalho a ser feito para suprir os problemas administrativos e com ajuda do governo provincial estarão em condições de aderir ao financiamento que podem ajudar a reduzir as importações.

Depois do financiamento, Manuel Maia disse que haverá uma fase de acompanhamento e promoções de formações para sua capacitação técnica, financeira e administrativa, com vista a gerir recursos disponíveis para que os objectivos do governo de diversificar a economia para aumentar a produção sejam concretizados.

Este projecto está inserido no  Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

O sector da agricultura no município da Matala, controla 77 cooperativas e associações de camponeses, a maior delas opera no perímetro irrigado local com mais de 11 mil hectares.

Leia também
  • 23/06/2020 15:50:50

    Quilengues avança na exploração de nióbio

    Quilengues - Depois de dois anos de prospecção, o município de Quilengues, província da Huíla, prevê iniciar, no segundo semestre deste ano, a exploração de nióbio, na montanha da Bonga.

  • 23/06/2020 15:37:04

    Agromina investe AKZ 60 milhões em aviário

    Lubango - A empresa Agromina investiu nos dois últimos anos, no Lubango, 60 milhões de kwanzas na implantação de um aviário, que conta actualmente com três mil galinhas de corte e poedeiras.

  • 23/06/2020 15:23:11

    Inundações causam prejuízos à fazenda Gabriel Gonga

    Caxito - Um milhão e 500 mil kwanzas é valor do prejuízo registado pela Fazenda Gabriel Gonga, localizada no município do Dande, província do Bengo, devido às últimas chuvas de Abril, soube hoje a Angop do seu proprietário.