Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Junho de 2020 | 14h12 - Actualizado em 26 Junho de 2020 | 14h38

Fazenda Girassol exporta banana e mamão para Portugal

Mbanza Kongo - Quarenta toneladas de banana e 20 de mamão começam, a partir do segundo semestre deste ano, a ser exportadas para Portugal, pela fazenda Girassol, situada na localidade do Loge Grande, município do Nzeto, província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bengo: Exposição de produtos na 8ª edição da Feira da Banana

Foto: Adão João Pedro

O anúncio foi feito esta quinta-feira, à imprensa, pelo engenheiro agrónomo e sócio-gerente desta unidade de produção agrícola, João Amaral, durante uma visita ao projecto pelo novo administrador municipal do Nzeto, Augusto Tiago.

De acordo com a fonte, presentemente, a fazenda conta com uma área cultivada de 200 hectares de produtos diversos, dos quais 50 hectares de banana e 20 de mamão.

“Brevemente iremos chegar aos 120 hectares de banana e 50 de mamão. Pretendemos, a partir de Agosto deste ano, iniciar com a primeira exportação de 40 toneladas de banana e 20 de mamão, por semana”, explicou.

Informou, por outro lado, que uma fábrica de processamento e empacotamento de produtos do campo está em montagem naquela fazenda agrícola, que conta com uma força de trabalho estimada em mil indivíduos, dos quais 80 por cento são jovens angolanos.

Situada a 86 quilómetros da vila piscatória do Nzeto, a fazenda Girassol, um projecto de iniciativa privada, dedica-se também à produção de verduras e leguminosas em grande escala.

Leia também
  • 25/06/2020 12:06:37

    Zaire: Apreendida embarcação com mais de dois mil litros de combustível

    Mbanza Kongo - Uma embarcação de fabrico artesanal que transportava dois mil e 425 litros de combustível para a República Democrática do Congo (RDC) foi apreendida na madrugada desta quinta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, por presumível contrabando de derivados de petróleo.

  • 23/06/2020 15:23:11

    Inundações causam prejuízos à fazenda Gabriel Gonga

    Caxito - Um milhão e 500 mil kwanzas é valor do prejuízo registado pela Fazenda Gabriel Gonga, localizada no município do Dande, província do Bengo, devido às últimas chuvas de Abril, soube hoje a Angop do seu proprietário.

  • 23/06/2020 13:05:56

    BDA disponibiliza AKz 50 milhões ao sector agrícola na Matala

    Matala - O Banco de Desenvolvimento Africano (BDA) vai disponibilizar, este ano, o montante de 50 milhões de Kwanzas para financiar projectos de duas cooperativas agrícolas do município da Matala, na província da Huíla.