Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Junho de 2020 | 19h51 - Actualizado em 22 Junho de 2020 | 22h16

MINTRANS quer infra-estruturas adequadas às exigências do mercado

Soyo - O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, afirmou esta segunda-feira, no Soyo, província do Zaire, que os novos desafios do país estão virados para o comércio transfronteiriço, o que obriga o sector que dirige a adequar as infra-estruturas portuárias para dar resposta às exigências do mercado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ricardo de Abreu, Ministro dos Transportes

Foto: Francisco Miúdo

Ao intervir no acto de apresentação do novo Conselho de Administração do Porto do Soyo, o governante referiu que, devido ao impulso que se pretende dar ao comércio transfronteiriço com os países vizinhos, a adequação de infra-estruturas portuárias, quer a nível nacional, quer nos municípios, é imperiosa nesta fase, com vista a contribuir para a diversificação da economia do país.

Na sua alocução, o ministro falou da entrada em funcionamento, nos próximos dias, da rede de cabotagem de transporte de passageiros e de carga entre o Soyo e Cabinda, actividade exercida por entidades privadas com embarcações precárias.

“Estão a ser construídas duas importantes infra-estruturas, como o terminal marítimo e fluvial de passageiros e de cargas e a plataforma logística, que poderão servir de suporte no comércio transfronteiriço”, salientou.

O ministro referiu-se, igualmente, à possibilidade do sector que dirige recuperar, nos próximos tempos, a ponte-cais do município fronteiriço do Nóqui, paralisada há vários anos, com o objectivo de relançar o comércio na região.

Na ocasião, Ricardo Abreu solicitou ao novo conselho de administração do Porto do Soyo no sentido de trabalhar em estreita colaboração com a Capitania do Porto para o cumprimento das convenções sobre segurança marítima e portuária de que Angola é parte integrante.

O acto de apresentação dos novos membros do Conselho de Administração do Porto do Soyo contou com a presença do governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.

Leia também
  • 23/06/2020 12:07:12

    Nova gestão do porto do Soyo aposta na formação de quadros

    Soyo - A criação de um plano de ordenamento portuário e a formação de quadros constituem as principais acções a serem desenvolvidas pelo novo Conselho de Administração do Porto do Soyo, na província do Zaire.

  • 20/06/2020 09:43:36

    Cristo Rei cultiva quatro hectares de leguminosas no Soyo

    Soyo - Quatro hectares de terras para a produção de leguminosas foram cultivados, em Maio, pela Associação Agrícola Cristo Rei, na comuna de Mangue grande, município do Soyo, província do Zaire.

  • 16/06/2020 17:48:21

    AGT inicia cobrança do IPU em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo- A Administração Geral Tributária(AGT) perspectiva a arrecadação, este ano, de dois milhões e 500 mil Kwanzas, em Mbanza Kongo, província do Zaire, com o início da cobrança do Imposto Predial Urbano(IPU), em Julho deste ano.