Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Julho de 2020 | 10h54 - Actualizado em 03 Julho de 2020 | 10h53

Empresários do Cunene solicitam mais diálogo com AGT

Ondjiva - Empresários da província do Cunene manifestaram, quinta-feira, em Ondjiva, a necessidade de existir mais diálogo com a Administração Geral Tributaria (AGT), para agilizar o processo de pagamento dos impostos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os empresários apresentaram este interesse durante um encontro de auscultação promovido pelo Conselho Provincial da Juventude da província do Cunene, com objectivo de identificar os principais problemas dos jovens empresários da região.

Segundo o coordenador da comissão de gestão da  Câmara de Comércio e Indústria da província do  Cunene, Egino Pintar, a AGT tem um sistema de comunicação com os empresários ineficiente, o que dificulta o cumprimento das obrigações fiscais por parte da classe empresarial local.

Sugeriu aos agentes da AGT a primarem mais pela pedagogia, explicando a importância da cobrança dos impostos, como e quando quitar as dívidas para evitar aplicação de multas, que pode prejudicar o rendimento do negócio ou mesmo levar a empresa à falência.

“Os agentes da AGT apenas aparecem para aplicar multas, sendo que muitas destas multas os empresários desconhecem por falta de informação”, acrescentou.

Já o  secretário do Conselho Provincial da Juventude do Cunene,  Marcelino dos Santos, disse que  o encontro foi realizado com objectivo de se ouvir as inquietações dos jovens empresários relacionados com o tratamento que têm recebido  da AGT.

Marcelino dos Santos fez saber que, nos próximos dias, o Conselho Provincial da Juventude  vai reunir com AGT para para apresentar as preocupações da classe empresarial local e encontrar soluções para facilitar e melhorar o trabalho dos dois órgãos.

A Câmara de Comércio e Indústria da província do Cunene controla 100 empresários ligados ao sector agro-pecuário, construção civil, prestação de serviços, entre outras áreas da actividade económica.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 24/06/2020 15:22:17

    Administradores comunas esclarecidos sobre RAPP

    Ondjiva - Administradores comunas dos municípios do Cuanhama e Namacunde, província do Cunene, foram hoje, quarta-feira, esclarecidos sobre o Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP) 2018/2020, com a segunda fase prevista para Agosto deste ano.

  • 17/06/2020 13:35:20

    Cunene: ADRA tem 30 mil Euros para apoio a pequenos projectos

    Ondjiva - A ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) tem disponíveis 30 mil Euros para apoio a iniciativas de pequenos projectos de jovens, estimulando o auto-emprego, disse hoje, quarta-feira, o director da Antena Regional Sul, Simione Justino Chiculo.

  • 06/06/2020 11:23:09

    Governadora do Cunene quer maior organização dos empresários

    Ondjiva - A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, pediu maior organização da Câmara do Comércio e Indústria e interacção com os associados para proporem soluções sobre o desenvolvimento económico da região.