Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Julho de 2020 | 11h13 - Actualizado em 08 Julho de 2020 | 16h54

Autoridades do Bailundo prevêem vacinar 185 mil animais

Bailundo - As autoridades do município do Bailundo (Huambo) prevêem vacinar, nos próximos dez dias, um efectivo de 185 mil animais, para preveni-los de diversas doenças, algumas das quais com transmissão directa aos humanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Morais Fortuna, Chefe de Seccão da Agrcultura, Desenvolvimento Rural e Pesca no Bailundo

Foto: Aurélio Janeiro

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, à ANGOP, pelo chefe de secção da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas na municipalidade, Morais Fortuna, salientando que em comparação ao período anterior, perspectiva-se um aumento de 20 mil animais.

Informou que entre os animais constam o gado bovino, para evitar que o mesmo seja afectado por doenças como o carbúnculo hemático, sistemático, dermatite nodular e peripneumonia contagiosa.

Morais Fortuna assegurou que as condições estão todas criadas para o êxito da campanha, estando apenas a aguardar pela disponibilização de doses de vacina e de técnicos por parte do Departamento Provincial de Veterinária.

Disse que as autoridades locais estão, nesta altura, a trabalhar na preparação das mangas de vacinação e na sensibilização dos criadores, a fim de afluírem a campanha, dada a sua importância na prevenção de doenças e fomento da pecuária.

De igual modo, deverão ser vacinados, no âmbito do fomento da actividade pecuária no município do Bailundo, cabritos, porcos e ovelhas, com vista a deixar os criadores mais sossegados e tranquilos, quanto à prevenção de doenças que têm afectado o efectivo animal local.

Paralelamente, Morais Fortuna referiu que as autoridades projectam igualmente vacinar perto de 20 mil cães, gatos e macacos, para evitar que os mesmos sejam infectados pela raiva, uma doença de fácil contágio aos humanos.

A conhecida terra do Rei Ekuikui possui uma extensão de sete mil e 65 quilómetros quadrados e uma população estimada em 380 mil habitantes, distribuídos em 70 povoações comerciais e 568 bairros e aldeias que compreendem as suas cinco comunas, nomeadamente: Henque, Lunje, Bimbe, Luvemba e sede municipal.

Localizado a 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, nesta região encontra-se o “poderoso reino da tribo Ovimbundu”, fundado no século XV, então designado por Halavala. 

O reino do Mbalundo, um dos cinco da província do Huambo, é considerado símbolo de resistência do povo contra a ocupação colonial e continua a marcar a história e a tradição nacional, muitos anos depois do seu aparecimento.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 08/07/2020 13:51:31

    BUE constitui mais de 700 empresas no Bailundo

    Bailundo - O Balcão Único do Empreendedor (BUE) no município do Bailundo (Huambo) constituiu mais de 700 empresas de diversos ramos da actividade comercial, entre Junho de 2019 à presente data, com a entrada em vigor do processo de simplificação dos serviços.

  • 03/07/2020 14:46:18

    MOSAP II impulsiona produção agrícola na Calenga

    Caála - Dois sistemas de irrigação, de um total de sete previstos, serão construídos este mês, na comuna da Calenga, município da Caála (Huambo), no quadro do Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), com o objectivo de impulsionar a produção agrícola e evitar interrupções nesta época seca.

  • 30/06/2020 12:39:45

    Fazenda Giangzhou Agriculture notabiliza-se na produção de cereais

    Huambo - Oito mil e 260 toneladas de cereais diversos foram colhidas, na presente época agrícola 2019/2020, na fazenda Giangzhou Agricuture, localizada no município da Chicala-Cholohanga (Huambo), contra as cinco mil e 150 toneladas da época anterior.