Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Julho de 2020 | 20h28 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 20h40

Cuito Cuanavale conta com serviço "Front Office" da AGT

Menongue - A sede municipal do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros a leste da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, conta desde segunda-feira com o sistema "Front Office", no âmbito da política de descentralização e aproximação dos serviços da Administração Geral Tributária (AGT) ao cidadão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, o chefe da repartição fiscal de Menongue, Gibson Cawanga, informou que o sistema inovador está a ser implantado nas administrações municipais, por forma a reduzir a afluência de clientes na agência principal de Menongue.

Explicou ser um sistema online, complementar ao Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado SIGF, disponibilizado para todos os parceiros da AGT, nomeadamente repartições e instituições públicas.

“Sabemos que, a nível do Cuando Cubango, existe apenas uma repartição que atende os nove municípios. É pretensão da AGT colocar os serviços à disposição dos munícipes, dai a realização desta campanha, no sentido de encurtar as distâncias entre os municípios e a repartição fiscal de Menongue”, aclarou.

O sistema foi já instalado no posto fiscal do Calai e existe um programa para a troca de informações com os agentes económicos dos municípios, por meio de campanhas de educação fiscal e palestras de sensibilização sobre a funcionalidade da máquina fiscal, bem como a importância do pagamento de impostos.

De acordo com o responsável, para além do SIGFE, existe também disponibilidade de serviços para os utilizadores do portal do contribuinte, bem como o aplicativo AGT Mobile, em que o cidadão, onde estiver, pode aceder aos referidos serviços, desde a consulta da conta corrente, do NIF e fazer a liquidação do imposto através de um Multibanco, Internet Banking ou Multicaixa Express.

O administrador municipal do Cuito Cuanavale, José Martins, reconheceu que a implementação do novo sistema representa um alívio para os operadores económicos na sua área de jurisdição, porquanto eram obrigados a percorrer longas distâncias para o efeito.

Leia também
  • 07/07/2020 20:25:37

    Projecto avícola de Lucala inicia comercialização de frangos

    Lucala - O projecto avícola do município do Lucala, província do Cuanza Norte, começou hoje, terça-feira, a comercializar cinco mil frangos, para abastecer o mercado local.

  • 07/07/2020 19:45:54

    Aquicultores de Malanje comercializam toneladas de peixe

    Malanje- Duas mil e 500 toneladas de peixe cacusso começaram a ser comercializadas a partir de hoje, terça-feira, na localidade de Quissole, província de Malanje, por aquicultores associados no âmbito do Projecto de Pesca Artesanal e Aquicultura.

  • 07/07/2020 19:18:40

    Brigada de mecanização agrícola em Cacolo beneficia de tractores

    Cacolo - Uma brigada de mecanização agrícola no município de Cacolo, província da Lunda Sul, beneficiou hoje, terça-feira, de três tractores e respectivas alfaias, para prestar serviços às famílias de camponeses, agricultores individuais, associações e cooperativas.