Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Julho de 2020 | 21h10 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 21h15

Reduz número de candidatos em busca de emprego no Lubango

Lubango - Mil e 73 pessoas procuraram trabalho no Centro de Emprego do Lubango, província da Huíla, no primeiro semestre deste ano contra os 4.322 registados no igual período de 2019, uma redução que está ligada à questão da pandemia da covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Joaquim Tchissuale - Director do Centro de Emprego do Lubango

Foto: Amélia Oliveira

Este pronunciamento foi avançado hoje, terça-feira, à Angop, na cidade do Lubango, pelo director do Centro de Emprego da região, Joaquim Tchissuale, tendo justificando a queda pela paralisação de muitas empresas, devido a pandemia do coronavírus.

Salientou que, ainda assim, de Janeiro a Junho deste ano, 147 cidadãos conseguiram os seus empregos em cinco pequenas e médias empresas, assim como em dez residências de particulares, para executarem serviços de governantas, pedreiros, motoristas, contabilistas, administrativos, electricistas, entre outros trabalhos.

Comparativamente ao igual período do 2019, Joaquim Tchissuale ressaltou que neste primeiro semestre houve igualmente a redução de 94 ofertas de trabalho e de 13 rescisões de contratos.

Referiu que o centro recebia em períodos normais uma média de 40 a 50 jovens/dia, ao passo em tempos da confinamento inscreve 10 a 15 candidatos, com idades entre os 18 aos 45 anos, oriundos dos municípios do Lubango, Humpata e a Chibia.

Fez saber que o centro registou queixas de alguns despedimentos a partir do dia 27 de Março do corrente, período em que foi decretado o Estado de Emergência no país, casos considerados ilegais e que estão a ser já acompanhados pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT).

Assuntos Emprego   Província » Huíla  

Leia também
  • 03/07/2020 21:02:19

    Empreendedores fomentam auto-emprego no Cuanza Sul

    Sumbe - A província do Cuanza Sul registou, nos últimos dois anos, a formação, no Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (Clese), de 285 empreendedores que criaram 222 pequenas e médias empresas e cerca de 214 postos de trabalhos directos e mais de 300 indirectos.

  • 03/07/2020 07:27:43

    Mais de 800 empreendedores fomentam auto-emprego

    Lobito - Mais de oitocentos jovens empreendedores, dos cinco mil formados nos últimos dois anos, pela Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA), já abriram pequenas empresas, com o objectivo de fomentar o auto-emprego na província de Benguela, apurou a ANGOP.

  • 02/07/2020 18:14:05

    Projectos "Okutata" e "Kindala" tiram mais de mil jovens do desemprego

    Lobito - Mil e 955 jovens vão beneficiar, a partir de Setembro deste ano, de postos de trabalho em 15 cooperativas de agro-negócio, em três municípios da província de Benguela, no âmbito dos projectos "Okutata" e "Kindala", lançados hoje, quinta-feira, pela Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA).