Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Julho de 2020 | 12h10 - Actualizado em 17 Julho de 2020 | 11h32

Cuvango ensaia políticas para retirar da pobreza mais de 30 mil famílias

Cuvango - Administração municipal do Cavango, na Huíla, está a distribuir gado de pequeno porte para criação e de tracção para a agricultura, assim como sementes de cereais, com objectivo de tirar da linha de pobreza extrema pelo menos 30 mil famílias, nos próximos cinco anos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Pormenor município do Cuvango

Foto: Morais Silva

A informação foi hoje, sexta-feira, à imprensa, no Cuvango, pelo próprio administrador, Luís Marcelo, explicando que a acção insere-se no programa de combate à pobreza e visa dinamizar a sua actividade no campo e nas comunidades.

Luís Marcelo detalhou que a até ao momento foram cadastradas 30 associações de camponeses, para as quais está a ser direccionada a ajuda, para distribuição aos filiados que terão a responsabilidade de multiplicar os animais, como cabritos, porcos, galinhas, desencadeiando o “efeito cascata”, para outras famílias nos próximos anos.

Explicou que as associações fazem parte de uma cooperativa já legalizada, denominada "Vituama", onde, além de animais, serão igualmente direccionados alguns "inputs" agrícolas para a produção.  

Entretanto, destacou que o município do Cuvango é potencial em recursos hídrico, pois possui dois rios com caudais permanentes, designadamente o Cutato e o Cubango, assim como seus respectivos afluentes, por isso, para se inverter o quadro de pobreza, gizaram o projecto de fomento e inclusão da população mais pobre na agricultura familiar e comunitária.

Para agregar valor ao plano, o administrador disse que a administração elaborou um projecto para a instalação de uma mini-hídrica, um factor que poderá trazer investimentos, sobretudo no sector da indústria e também na exploração de alguns minerais.

O município do Cuvango dista a 356 quilómetros a leste da sede capital da província da Huíla e conta com uma população estimada em  94 mil e 272, de acordo com a projecção do Instituto Nacional de Estatística(INE) para o ano em curso.

Leia também
  • 17/07/2020 10:39:23

    Receitas fiscais baixam 15 % no 1º semestre

    Ndalatando - As receitas fiscais na província do Cuanza Norte registaram, durante os primeiros seis meses do ano, uma queda de 15 por cento em relação ao período homólogo de 2019, ao serem colectados 3,305 mil milhões de kwanzas, contra os 4,475 mil milhões de 2019.

  • 16/07/2020 18:37:48

    Malanje: AGT arrecada mais de Akz 40 milhões na cobrança do IPU

    Malanje - Quarenta milhões, 386 mil e 794 kwanzas foram arrecadados pela AGT (Administração Geral Tributária), no primeiro semestre deste ano, nas províncias de Malanje, Uíge e Cuanza Norte, fruto da cobrança do IPU (Imposto Predial Urbano).

  • 16/07/2020 17:00:04

    Huíla: Caconda colhe primeira produção de café 35 anos depois

    Caconda - O município de Caconda, província da Huíla, começou esta semana a colher 12 toneladas da primeira safra do café arábica de 13 mil e 230 pés de café comprados na província do Cuanza Sul e lançados à terra há um ano.