Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Julho de 2020 | 18h14 - Actualizado em 17 Julho de 2020 | 18h14

Fábrica de cereais reduz produção no Cunje

Cuito - A Reny Industrial Lda, unidade fabril de transformação de cereais, situada na comuna do Cunje, reduziu desde a Abril a sua produção dária de 50 para 10 toneladas/dia, devido à escassez de matéria-prima.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Milho colhido na fazenda Vinevala

Foto: Leonardo Castro

A informação foi prestada hoje à Angop pelo vice-gerente daquela indústria, Tito Huambo, após uma visita do governador do Bié, Pereira Alfredo, sublinhando que tal escassez resulta da pandemia da Covid-19 que o país enfrenta.

Neste momento, a direcção da fábrica diz estar a entrar em contacto com as cooperativas agrícolas locais que possuem milhop em stock, uma vez que os grandes fornecedores do Cuito, Andulo, Chinguar, Catabola, Camaucupa (Bié) e Caála (Huambo) estão com dificuldades no fornecimento da matéria-prima.

Apesar disso, Tito Huambo assegurou haver 25 mil toneladas de fuba na fábrica, resultante da produção de 380 sacos por dia (10 toneladas), quantidade que está a abastecer o mercado local, deixando de fora o Huambo, Luanda e outras províncias para onde habitualmente destinam também a sua produção.

A referida unidade fabril, que entrou em funcionamento em Outubro de 2019, é uma parceria entre um empresário angolano e outro indiano, com um investimento privado de 370 milhões de kwanzas.

Gerou até agora 15 postos de trabalho.

Na ocasião, o governador provincial, Pereira Alfredo, sublinhou que maior parte  dos problemas que o sector produtivo enfrenta encontrará solução no quadro do Programa de Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

Leia também
  • 14/07/2020 16:28:28

    Covid-19: Circulação do CFB impulsiona trocas comerciais

    Cuito - A retomada da circulação dos comboios de passageiros dos Caminhos de Ferro-de-Benguela (CFB), no traçado Luena(Moxico)-Cuito(Bié)-Huambo e vice-versa, desde segunda-feira, vai impulsionar as trocas comerciais entre cidadãos e consequente desenvolvimento sócioeconómico das respectivas regiões.

  • 11/07/2020 17:48:55

    Governo admite parceria privada na gestão de kit de estradas

    Cuito - O governo do Bié admitiu a possibilidade de parceria público-privada ou a criação de uma Brigada de Manutenção de Estradas para salvaguardar e conservar o kit de equipamentos que o Executivo angolano entregou às autoridades provinciais em Janeiro deste ano.

  • 11/07/2020 17:32:20

    Fundo Agrário apoia famílias com AKz 15 mil milhões

    Cuito - O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) vai disponibilizar, ainda este ano, 15 mil milhões de Kwanzas (AKz) à agricultura familiar a nível do país, anunciou hoje o Presidente do Conselho de Administração, Carlos Fernandes.