Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Julho de 2020 | 12h46 - Actualizado em 20 Julho de 2020 | 11h37

Fazenda Girassol inaugura fábrica para embalar produtos

M'banza Kongo - Uma unidade embaladora, com capacidade de empacotar 60 toneladas de produtos/dia, entrou em funcionamento, neste sábado, na Fazenda Girassol, localizada na vila do N'zeto, província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fazenda Girassol inaugura fábrica para embalar produtos do campo

Foto: Adão João Pedro

Com a inauguração desta unidade fabril, acto presenciado pelo governador provincial do Zaire, Pedro Júlia, a Fazenda Girassol está em condições de começar a exportar banana e mamão para a Europa, com realce para Portugal e França, a partir de Agosto deste ano, disse à imprensa o sócio-gerente da referida instituição, João Amaral.

Fez saber que, para o presente ano agrícola, foram cultivados na Fazenda Girassol 238 hectares terra, sendo 140 para banana e 98 de mamão, contando com uma força de trabalho de mil e 237 trabalhadores, dos quais 27 estrangeiros.

O governador admitiu, na ocasião, que a Fazenda Girassol vai contribuir para o relançamento da actividade agrícola na região e na diversificação da economia nacional.

Reafirmou que o Governo Provincial do Zaire está sempre de "portas abertas" para receber os empresários interessados em investir na região, nos mais variados domínios. 

Situado na localidade do Loge Grande, o projecto, de iniciativa privada, começou a ser implementado em 2016, numa área de nove mil hectares, tendo, em 2017, fornecer os primeiros produtos ao mercado nacional.

Para além da banana e do mamão, a Fazenda Girassol produz, em grande escala, abacaxi, hortícolas, leguminosos, maracujá, citrinos, entre outros produtos.

O município do N'zeto, localizado a 230 quilómetros de M'banza Kongo, conta com quatro fazendas agrícolas mecanizadas: Girassol, EMCICA, Geocampo e Agri-N'zeto.

Leia também
  • 18/07/2020 10:56:54

    Huíla aposta no relançamento do perímetro irrigado das Gangelas

    Lubango - O governo provincial da Huíla estuda um novo modelo para relançar a produção no perímetro irrigado da Gangelas, no município da Chibia, com mil e 200 hectares.

  • 17/07/2020 19:47:24

    AVIPAL reduz produção diária de ovos

    Cuito - A empresa Avipal, no município do Cuito, província do Bié, reduziu a produção diária de 23 mil ovos para 18 mil, nos últimos três meses, em função da falta de matéria-prima.

  • 17/07/2020 13:20:23

    Polícia acusa camionistas de contrabando para RDC

    Mbanza Kongo - A Polícia Nacional na província do Zaire denunciou, nesta sexta-feira, o envolvimento de camionistas nacionais no contrabando de mercadorias e na fuga ao fisco no percurso Luanda/República Democrática do Congo (RDC)/Cabinda.