Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

23 Julho de 2020 | 11h13 - Actualizado em 23 Julho de 2020 | 11h40

Icolo e Bengo cria estratégia para aumento da produção agrícola

Luanda - O município de Icolo e Bengo está a recapitalizar cooperativas e associações agrícolas para aumentar a produção e diversificar a economia nacional, disse hoje (quinta-feira) o director municipal da Agricultura e Pesca, João Domingos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em entrevista à Angop, o responsável referiu que parte desta estratégia assentou na aquisição de sementes, electrobombas, aparelhos de combate a insectos, instrumentos agríocolas (catana, enxada, ancinho e limas), bem como a lavoura de 40 hectares de terra baldia.

“Estes meios foram entregues a duas cooperativas locais que elegeram a produção de hortícolas, devido ao período de cacimbo (frio)”, sublinhou.

Em perspectiva, acrescentou, espera-se colher, até Setembro deste ano, cerca de 40 toneladas de hortícolas, com realce para tomate, cebola, couve, repolho e gindungo.

A Direcção Municipal da Agricultura e Pesca, em parceria com os agricultores locais, tem feito contactos com comerciantes, com vista ao escoamento dos referidos produtos.

“Temos agendados contactos com a direcção dos supermercados Kero, Nossosuper, Angomart, Shoprite e mercados informais, nomeadamente do 30, Kicolo e Kwanzas”, frisou.

Segundo o director, com a arrecadação financeira desta produção, vai-se dar início ao cultivo de milho, batata-doce, mandioca, inhame e batata-rena.

O município de Icolo e Bengo dista a 60 quilómetros a Leste da cidade capital (Luanda) e tem 81 mil 444 habitantes, possuindo 15 associações e 25 cooperativas agrícolas legalizadas.

Leia também
  • 22/07/2020 17:54:19

    Governo quer fomento da produção de cereais no Bié

    Cuito - O governador provincial do Bié reiterou o apelo às famílias camponesas a manterem o foco no fomento da produção de cereais (arroz, milho, feijão e soja), tubérculos e hortícolas, para se reduzir à fome e à pobreza no seio das comunidades.

  • 19/07/2020 12:46:14

    Fazenda Girassol inaugura fábrica para embalar produtos

    M'banza Kongo - Uma unidade embaladora, com capacidade de empacotar 60 toneladas de produtos/dia, entrou em funcionamento, neste sábado, na Fazenda Girassol, localizada na vila do N'zeto, província do Zaire.

  • 18/07/2020 10:56:54

    Huíla aposta no relançamento do perímetro irrigado das Gangelas

    Lubango - O governo provincial da Huíla estuda um novo modelo para relançar a produção no perímetro irrigado da Gangelas, no município da Chibia, com mil e 200 hectares.