Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Agosto de 2020 | 19h08 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 19h27

Ganda regista aumento na produção de café

Ganda - Vinte e duas toneladas de café mabuba foram colhidas no primeiro semestre deste ano no município da Ganda, contra as 20 de igual período do ano transacto, informou a representante do Instituto Nacional do Café (INCA), Ana Canga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Viveiro de café

Foto: Francisco Miúdo

Segundo a responsável, das 125 fazendas catalogadas na região, apenas 30 funcionam com normalidade, a julgar pelas dificuldades vividas actualmente pelos produtores.

Ainda assim, acrescentou, já nesta semana começam a aparecer os dois compradores habituais de café, com realce para a Cafangol, que adquirem entre 250 a 300 Kwanzas, o quilograma de café mabuba, e 500, o kg de café comercial.

Ana Canga indicou que a falta de fertilizantes e de meios de irrigação condiciona o aumento dos níveis de produção na região.

Acrescentou que a estação experimental de café da Ganda, que sempre se dedicou ao processo investigativo e de desenvolvimento das diversas espécies, este ano, pela primeira vez, produziu quatro toneladas de café mabuba.

Por outro lado, Ana Canga realçou que, em colaboração com fazendeiros locais, a estação experimental de Café da Ganda procedeu a uma intervenção de terraplanagem num percurso 40 quilómetros, na via de acesso à comuna do Casseque.

Leia também