Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Setembro de 2020 | 14h16 - Actualizado em 14 Setembro de 2020 | 15h34

Inaugurações de infra-estruturas nos 103 anos do Cuanza Sul

Sumbe - Várias inaugurações estão previstas na província do Cuanza Sul para assinalar os 103 anos desde que a região foi separada da vizinha Cuanza Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza-Sul: Subestação de Energia

Foto: Joaquim Tomás

Em nota, a propósito da data (15 de Setembro), o governo provincial indica que entre as infra-estruturas a inaugurar estão uma subestação eléctrica com capacidade de 230/30KVA-10MVA, um largo em homenagem a Agostinho Neto e 33 quilómetros de estrada que liga os municípios da Quibala (Cariango)/Mussende.

O documento sublinha que as infra-estruturas começam a ser inauguradas terça-feira (15), pelo governador provincial, Job Capapinha, em actos que decorrem até quinta-feira (17), Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.

A entrada em funcionamento da subestação vai permitir que 163 mil habitantes passam a beneficiar do fornecimento regular de energia eléctrica, a partir da barragem de Laúca.

A subestação vai permitir, de igual modo, a montagem das linhas de média tensão para as 181 fazendas existentes na Quibala, visando reduzir os custos de produção e aumentar os níveis de empregabilidade.

A subestação eléctrica de Quibala substitui a termoeléctrica que até ao momento fornecia energia ao município de forma faseada.

Ligação Quibala/Mussende

Com nove metros de largura, um de berma, três metros e 50 centímetros em cada faixa, a inauguração deste troço da Estrada Nacional (EN240) poderá propiciar aos utentes maior rapidez, conforto, segurança na mobilidade entre as duas localidades e reduzir as horas de viagem até a capital da província.

No mesmo troço destaca-se a construção de três pontes sobre o rio Fuique.

A empreitada resulta de um investimento de 39 milhões, novecentos e noventa e sete mil, noventa e oito euros e vinte e oito cêntimos (39.997.098, 28 euros).

Quando o troço for reaberto na terça-feira, dois autocarros com capacidade para 29 passageiros sentados estarão disponíveis para circular no percurso Sumbe a Mussende, aproximadamente de 320 quilómetros.

Ainda no quadro do 15 de Setembro, o município do Mussende ganhará uma nova imagem, com a construção de um largo denominado 17 de Setembro, onde se destaca o busto de Agostinho Neto.

Festas do Cuanza Sul

Contrariamente ao habitual, a realização das “12 Festas”, evento em que cada um dos 12 municípios do Cuanza Sul realiza uma actividade para assinalar o dia da província, este ano não acontece.

Na base da não realização do evento está a situação de pandemia que o mundo enfrenta.

O evento vai ser substituído com a realização de um convívio no município da Quibala.

Outro acto assinalável pelos 103 anos do Cuanza Sul tem a ver com a detonação de engenhos explosivos recolhidos durante a abertura da linha de transporte de energia de alta tensão de 220 kva,no percurso Waco Kungo/Condé/Quibala, subestação da Quibala, fazendas Agrolider, Santo António, Nova Agro e Kambondo.

Este acto que acontece nesta terça-feira (15), sob o lema “Por um Cuanza Sul sem minas” visa garantir segurança e tranquilidade às populações.

Leia também
  • 13/09/2020 15:47:48

    Electrificação chega ao município agro-pecuário da Quibala

    Luanda - Uma subestação eléctrica móvel de 220/30 KV- 10 MVA entra em funcionamento nesta quarta-feira, no município da Quibala, província do Cuanza Sul, com forte actividade agro-pecuária, com vista a satisfazer as necessidades em termos de consumo de energia.

  • 11/09/2020 17:35:48

    Governo quer reatamento das obras da nova circular

    Sumbe - O governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, defendeu hoje o reatamento da construção da nova circular do Sumbe, para retirar grande parte do tráfego que é feito actualmente no centro da cidade.

  • 08/09/2020 19:06:59

    Responsável exorta para legalização de operadores de transporte

    Sumbe - O director do gabinete provincial dos transportes, tráfego e mobilidade urbana, Adérito Jorge, exortou hoje, no Sumbe, os operadores do sector a legalizarem a sua actividade, para evitarem penalizações.