Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Setembro de 2020 | 17h47 - Actualizado em 23 Setembro de 2020 | 10h13

Cooperativas assinam memorando sobre financiamento

Ondjiva - Um memorando de entendimento sobre implementação de medidas de apoio financeiro foi assinado, esta terça-feira, em Ondjiva, entre o governo local e 18 cooperativas, com vista a facilitar o acesso destas ao crédito pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Prevê-se que as cooperativas venham a contrair empréstimos que variam entre 50 a 150 milhões de kwanzas, devendo beneficiar, entre outras, instituições agropecuárias, importadores e produtores dos 54 produtos da cesta básica, para materializar o PRODESI (Programa de Diversificação das Exportações e Substituição de Importações).

A assinatura acontece numa altura em que se aproxima a abertura do ano agrícola, prevista para Outubro, e vem propiciar às cooperativas a oportunidade de produzirem mais no combate à fome e à pobreza.

O financiamento é resultado dos memorandos de implementação do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), rubricados entre o Ministério da Economia e Planeamento e o Banco de Desenvolvimento de Angola, o Fundo de Garantia de Crédito e oito bancos comerciais de direito angolano.

Tomaram parte do memorando de entendimento o gabinete provincial da Agricultura e Desenvolvimento Económico Integrado, o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

Actos semelhantes ocorreram, igualmente hoje, nas cidades do Lubango (Huíla), Saurimo (Lunda Sul), Cuito (Bié), Malanje, Zaire eCuando Cubango, envolvendo, coincidentemente, o mesmo número de cooperativas (18 em cada província).

No âmbito das medidas de alívio económico, na Huíla e no Bié o financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para as cooperativas agrícolas é de 50 milhões de kwanzas, para cada uma, enquanto na Lunda Sul varia entre 50 a 150 milhões kz.

Leia também
  • 22/09/2020 21:03:49

    AIPEX assina memorando para apoio a investidores nacionais

    Luanda - Um memorando de cooperação, tendente a apoiar investidores angolanos e norte-americanos, foi rubricado, esta terça-feira, em Luanda, pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX ) e a sua congénere dos Estados Unidos de América (Select USA).

  • 22/09/2020 20:05:11

    IGAPE assina contratos de adjudicação de AKZ 33 mil milhões

    Luanda - O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) assinou, esta terça-feira, contratos de adjudicação de nove activos de privatizações de unidades industriais da Zona Económica Especial (ZEE) e de três unidades têxteis, no valor de 33 mil milhões de kwanzas.

  • 22/09/2020 19:39:55

    Tribunal de Contas capacita quadros da AGT

    Luanda - Um seminário de capacitação sobre as modalidades de fiscalização do Tribunal de Contas e o preenchimento de modelos de prestação de contas terá lugar, nos dias 23 e 24 deste mês, em Luanda.