Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Janeiro de 2018 | 12h53 - Actualizado em 09 Janeiro de 2018 | 12h53

Educação em Benguela prevê matricular mais 800 mil alunos no ensino geral

Benguela - Oitocentos e noventa e três mil alunos terão as suas matrículas asseguradas no subsistema de ensino geral no ano lectivo de 2018, cuja abertura oficial acontece a 31 de Janeiro, informou o director do Gabinete Provincial de Benguela da Educação, Evaristo Calopa Mário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director Provincial da Educação, Evaristo Calopa Mário

Foto: António Lourenço

O sector tem tem disponíveis 156 mil vagas para as classes de ingresso (iniciação a 10ª classe),  enquanto 9. 675 é o número de vagas disponíveis para os candidatos do segundo ciclo secundário.

Evaristo Calopa Mário assegurou que o sector baixou orientações para que se atenda toda a comunidade escolar que afluam as unidades para efeitos de matrículas, com base nos actuais indicadores, de modo a reduzir o número de alunos fora do sistema de ensino.

Apesar das dificuldades relativas ao excesso de alunos na maioria das unidades escolares,  devido a falta de espaços, as direcções de escolas estão orientadas para assegurarem a matricula aos alunos  já  inseridos no Sistema Integrado.

“ Não vamos excluir do sistema alunos que nela se encontram, caso contrario  a instituição vai recorrer a alternativas de salas de aulas improvisadas ou provisórias, exclusivamente para atendê-los”, sublinhou.

O findo o prazo das matrículas na circunscrição, em cumprimento ao calendário nacional escolar, estarão criadas as condições para o arranque das aulas do primeiro trimestre marcadas para 1 de Fevereiro a 15 de Dezembro de 2018, apesar da falta gritante de manuais nas disciplinas de matemática e língua portuguesa nas mais diversas classes.

O responsável esclareceu que o ensino secundário, técnico profissional e nas escolas de formação de professores cumprem o mesmo calendário do ensino geral.

Para se reduzir a acção marginal nas escolas no ano lectivo de 2018, o sector conta com mais 280 guardas que vão engrossar o universo de 120 efectivos já existentes, visando salvaguardar a ordem e maior segurança nos estabelecimentos escolares.

Numa ronda efetuada pela Angop constatou-se uma preocupação a volta do processo de inscrições e matrículas em outros estabelecimentos escolares, por parte de pais e encarregados de educação.

Na Escola Técnica Profissional de Saúde ( EFTS)  tem disponíveis 108 vagas nos cursos de radiografia, fisioterapia e estomatologia.

A directora da Escola de Formação de Saúde, Olga Fernandes, apelou a calma aos pais e encarregados de educação no sentido de se absterem de “alegados” tráfico de influências e subornos incentivados por alguns trabalhadores afectos a instituição, lembrando da gratuitidade das inscrições.

O ingresso nos cursos realiza-se através de exame de admissão em temáticas de cultura geral, língua portuguesa, entre outras técnicas. A EFTS, ex-Instituto Médio de Saúde de Benguela, conta com 90 professores. 

Enquanto o Instituto Médio Industrial de Benguela colocou à disposição da comunidade acadêmica 240 vagas para novos estudantes. Para o feito, uma comissão de trabalho foi criada pela direção da instituição no sentido de acompanhar o processo de inscrições e matriculas, segundo o seu responsável, Artur Mampuna.  

“Não haver necessidade de serem pagas as ditas “gasosas” quando sabem como estamos organizados e com que meios disponíveis para ingressarem”, disse.

Leia também
  • 08/02/2018 14:12:58

    Nova escola do I ciclo no Culango encurta distâncias

    Culango - Os alunos da comuna do Culango viram quarta-feira encurtados os 12 quilómetros que percorriam até à cidade do Lobito, após a inauguração de uma escola do primeiro ciclo do ensino secundário naquela localidade.

  • 04/02/2018 01:59:10

    Administrador da Ganda apela maior entrega dos professores

    Ganda - O administrador municipal da Ganda, Francisco Prata, apelou sábado aos professores mais entrega e rigor no cumprimento da sua missão de ensinar, neste ano lectivo, para se elevar a qualidade educacional na região.

  • 04/02/2018 01:26:16

    Bairro dos Cabrais ganha escola primária

    Biopio - O bairro dos Cabrais, na comuna do Biopio, município da Catumbela, província de Benguela, conta desde sábado com nova escola primária, para acolher, neste ano lectivo, muitas das crianças provenientes de famílias sinistradas pelas chuvas torrenciais de Março de 2015.

  • 29/01/2018 14:20:27

    Instituto Médio Politécnico do Lobito lança novos técnicos

    Lobito - Duzentos e cinquenta e um novos técnicos de Metalomecânica, Manutenção Industrial, Petroquímica, Ambiente e Controlo da Qualidade, formados pelo Instituto Médio Politécnico do Lobito (IMPL), província de Benguela, foram lançados este mês no mercado de trabalho.