Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Janeiro de 2018 | 23h00 - Actualizado em 09 Janeiro de 2018 | 06h57

Professores beneficiam de acção formativa para inspectores

Cabinda - Dezesseis professores de diferentes instituições ao nível da província de Cabinda iniciaram hoje, segunda-feira, uma formação de inspectores escolares num modulo promovido pela Secretaria Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia em coordenação com o departamento provincial de Inspecção do Sistema de Educação e Ensino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A formação visa contribuir para o reforço e desenvolvimento da capacidade do exercício da função inspectiva que, de acordo com as diretrizes nacionais, deve apresentar e aprimorar metodologias, técnicas e instrumentos de trabalho para o desenvolvimento da actividade e construir uma visão compartilhada entre os diferentes órgãos que conformam o sistema educativo.

O inspector chefe, Martinho Gabriel adiantou que espera-se conduzir um sistema capaz de realizar o controlo e a avaliação dos estabelecimentos de ensino, com base nos resultados que produzem, promover o fortalecimento institucional mediante uma gestão participativa e liderança estratégica que envolva os diferentes actores do sistema educativo.

Apoiar os gestores e professores no domínio administrativo e pedagógico e melhorar a eficácia do processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada, bem como garantir a produção de informações relevantes para a tomada de decisões dos órgãos competentes constanm igualmente dos objectivos preconizados pela instituição.

 

Durante a acção formativa, com a duração de 11 dias, os futuros novos inspetores debaterão temas relacionados com os fundamentos teóricos sobre a revitalização e reestruturação da inspeção da educação, ciclo da inspeção e suas etapas, gestão de conflitos, dentre outros.

Actualmente o departamento provincial da Inspeção escolar conta com 23 inspetores, para uma rede escolar de 324 estabelecimentos de ensino dos quais 50 privados.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 17/11/2017 14:50:14

    Provas finais do Ano Lectivo/2017 sem sobressaltos em Cabinda

    Cabinda - As provas finais do presente ano lectivo/ 2017 que se realizam em várias instituições de ensino na província estão a decorrer satisfatoriamente, afirmou hoje, sexta-feira, o secretário provincial da educação, Ernesto Barros André.

  • 17/11/2017 10:16:04

    Governo de Cabinda aposta na mudança do quadro das escolas

    Cabinda - A falta de carteiras, luz eléctrica, água e material para as aulas praticas nos laboratórios das escolas de Cabinda deverão conhecer melhorias no próximo ano lectivo, dado-se resposta as preocupações das comunidades estudantis e do governador Eugénio Laborinho.

  • 16/11/2017 10:23:11

    Governador de Cabinda quer universidade na resolução dos problemas

    Cabinda- A Universidade Onze de Novembro (UON) foi exortada na terça-feira pelo governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, a contribuir na procura de soluções para os problemas que se prendem com bem-estar social das populações.