Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

17 Abril de 2018 | 00h29 - Actualizado em 17 Abril de 2018 | 00h29

Governador exige mais competência aos directores escolares

Huambo - O directores das escolas da província do Huambo foram, segunda-feira, chamados a exercer a sua actividade com maior dinamismo e competência, para dinamizar a gestão das instituições de ensino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Governador João Baptista Kussumua

Foto: VALENTINO YEQUENHA

O repto veio do governador da provincial do Huambo, João Baptista Kussumua, quando discursava na cerimónia de empossamento de 87 novos directores e subdirectores das escolas do ensino primário, I e II ciclo dos municípios do Huambo, Chinjenje, Cahiungo e Londuimbali.

Frisou que os gestores escolares devem responder ao compromisso do governo angolano, assumindo recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, relacionado com a garantia do pleno funcionamento das instituições escolares, para se criar melhores oportunidades de acesso à escolarização e promoção profissional.

Para a efectivação deste desafio, continuou, o governo da província quer fazer das escolas verdadeiros espaços onde as crianças e adolescentes possam aprender valores que elevam o patriotismo e o compromisso social, de modo  que futuramente se transformem em continuadores do processo de desenvolvimento sócioeconómico do país.

O alcance deste desiderado, na óptica do governador, impõe aos diretores das escolas rigor na organização administrativa, através da correcta gestão pedagógica, patrimonial, assim como o cumprimento efectivo dos actos educativos.

No seu entender, um bom gestor escolar é aquele que cuida a escola de forma correcta, domina os aspectos éticos e legais que regem a instituição, possui capacidade e competências de identificar as necessidades escolares e buscar soluções adequadas, assim como preocupa-se com a gestão democrática e participativa dos pais e encarregados de educação.

Para além dos directores e subdirectores das escolas, foram igualmente empossados os administradores comunais adjuntos da Calima e Chipipa, município do Huambo, e o chefe de Repartição de Estudo e Planeamento do município do Cachiungo.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também