Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Julho de 2018 | 19h42 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 19h42

Faltam salas de aula na comuna da Calenga

Caála - Cinquenta salas de aula são necessárias na comuna da Calenga, no município da Caála, 33 quilómetros da cidade do Huambo, para acomodar duas mil crianças sem estudar por falta de espaço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A preocupação foi manifestada, hoje, pelo administrador da comuna, Alberto da Costa Prego, em declarações à Angop, tendo referido que as 36 escolas existentes actualmente, do ensino primário ao I ciclo do ensino secundário, nove das quais definitivas, estão superlotadas, dificultando o processo de ensino-aprendizagem.

A administração da comuna, segundo ele, não possui recursos financeiros para construção de escolas, estando, por isso, a depender da administração do município.

Outra dificuldade do sector da Educação tem a ver com a falta de uma escola do II ciclo do ensino secundário, facto que obriga os estudantes a deslocar-se, diariamente, à cidade da Caála, num percurso de 20 quilómetros (ida e volta)

Quanto a professores, informou serem necessários 70 professores, referindo que os actuais 280 estão aquém, todavia mostrou-se satisfeito com o facto da comuna vir a receber, ainda este ano, 30 professores, em consequência do concurso público realizado terça-feira.

No presente ano lectivo estão matriculados na Calenga, da iniciação até a 9ª classe, 17.170 alunos. Foram distribuídos, de forma gratuita, 14.950 manuais escolares.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também