Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

29 Novembro de 2019 | 17h35 - Actualizado em 29 Novembro de 2019 | 17h35

Seminário maior forma 41 filósofos

Sumbe - Quarenta e um estudantes do seminário maior "São Carlos Lwanga", afecto à Igreja Católica, localizado na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, concluíram hoje, sexta-feira, o curso superior de Filosofia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estudantes de filosofia formados n seminário maior do Sumbe

Foto: Joaquim Tomás

O curso teve a duração de três anos, durante os quais os seminaristas foram capacitados em matérias ligadas a "Cosmologia", "Ontologia", Teodiceia", "Gnosiologia", "Línguas locais", "Latim", "Grego", entre outras disciplinas.

Ao intervir no acto de encerramento do curso, o bispo da Diocese do Sumbe, Dom Luzizila Quiala, disse que a formação enquadra-se na estratégia da Igreja Católica, de capacitar novos quadros em matérias ligadas à Filosofia.

Exortou aos formandos  no sentido de continuarem a aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos e a expandirem, cada vez mais, o evangelho.

Fez saber que os estudantes são oriundos das províncias de Luanda, Cuanza Norte, Bengo, Bíe, assim como da República de São Tomé.

Já o reitor do seminário maior "São Carlos Lwanga", padre Joaquim Canário, enalteceu o empenho e a dedicação dos estudantes e professores, que permitiu a conclusão do curso com êxito.

Explicou que os 41 formados darão sequência à sua formação em Teologia fora da província do Cuanza Sul, com vista a serem os futuros sacerdotes.

O seminário maior do Sumbe conta com 24 professores, quatro salas de aulas, gabinetes, refeitório e dormitório, sendo esse o primeiro grupo de licenciados em filosofia formados nesta instituição.

Neste ano lectivo, foram matriculados no seminário maior do Sumbe 105 estudantes.

Leia também
  • 28/11/2019 21:57:49

    Directores recebem instruções sobre primeiros socorros

    Sumbe - Noventa directores e coordenadores de disciplinas extra-escolares do ensino primário e do 1.º ciclo do secundário participam, desde hoje, quinta-feira, no Sumbe, num seminário sobre os primeiros socorros, que visa aprimorar conhecimentos e desenvolver habilidades em situações de emergência.

  • 14/11/2019 10:16:21

    Mais de 200 alunos abandonam as aulas no Porto Amboim

    Porto Amboim - Duzentos e dois dos 354 alunos da primeira e segunda classe da escola 17 de Setembro, no bairro da Icuacua, município do Porto Amboim (Cuanza Sul), abandonaram as aulas nos últimos dois meses.

  • 20/10/2019 11:43:33

    Uíge: Professores de língua francesa actualizam conhecimentos

    Uíge - Cinquenta professores de língua francesa das escolas do I e II ciclos de ensino secundário, oriundos dos 16 municípios da província do Uíge, participam desde sábado, nesta cidade, num seminário de refrescamento com vista a aprimorar os conhecimentos e desenvolver as habilidades metodológicas sobre o ensino.