Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Maio de 2019 | 06h54 - Actualizado em 25 Maio de 2019 | 06h52

Sociedade deve participar no combate ao vandalismo nas escolas

Cuito - O director da educação na província do Bié, António Manuel, reforçou, sexta-feira, no Cuito, o apelo aos órgãos policiais no sentido de ajudarem a instituição a combater a vandalização das escolas, punindo severamente os infractores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo a fonte, é recorrente, na calada da noite, elementos desconhecidos vandalizarem escolas, destruindo as carteiras, janelas, portas e outros bens, sem avançar o número de escolas em causa.

Falando à imprensa sobre o assunto, solicitou ainda as autoridades tradicionais, igrejas, pais e encarregados de educação a incutirem nos filhos (alunos) o senso de responsabilidade, como forma de contribuirem na conservação das escolas, bem como a denúncia em casos de género.    

Reafirmou que o governo da província continua a construir novas escolas, salientando que no ano lectivo de 2020, perto de 60 escolas com quatro, seis e doze salas de aulas, já em construção entram em funcionamento. 

As novas escolas estão ser erguidas nos nove municípios da província e enquadram-se nas estratégias do governo, para retirar todas as crianças fora do sistema normal do ensino das mais de 90 mil petizes, a nível da região.

Sem avançar pormenores, frisou que decorre o levantamento nas escolas para se saber a condição de trabalho e sobretudo do número de docentes em situação de reforma, doentes, para se dinamizar às actividades do sector nesta parcela do país.

O sector da Educação da província do Bié controla mil 450 escolas, onde estudam mais de 600 mil alunos, cujas aulas são ministradas por 13 mil 654 professores.

Leia também
  • 25/05/2019 06:43:59

    Professor principal figura no resgate de valores morais

    Saurimo - O professor é a principal figura para o resgate dos valores morais e éticos, afirmou, sexta-feira, em Saurimo (Lunad Sul), o arcebispo da Diocese local, Dom José Manuel Imbamba.

  • 20/05/2019 18:41:20

    Escolas do Bié ganham novas carteiras

    Cuito - As escolas da província do Bié contam com duas mil novas carteiras escolares adquiridas pelo Ministério da Educação, no quadro das estratégias de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na região.

  • 20/05/2019 17:18:38

    Gestores de educação formação sobre saúde escolar

    Moçâmedes - Mais de 80 docentes, directores, coordenadores e chefes de actividades extra-escolares do ensino pré-escolar, primário, primeiro e segundo ciclo, do município Moçâmedes, participam numa acção formativa sobre primeiros socorros na escola, saúde escolar e prevenção de acidente.