Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

21 Junho de 2019 | 05h06 - Actualizado em 21 Junho de 2019 | 05h05

Mais de 15 mil crianças falam e escrevem em Nganguela

Menongue - Quinze mil e setenta e cinco crianças na província do Cuando Cubango apresentam avanços na aprendizagem da língua Nganguela, nas escolas do primeiro ciclo, através do processo de introdução das línguas nacionais no círculo escolar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançado nesta quinta-feira (20), pelo coordenador provincial de línguas nacionais da direcção da educação, Moisés Fulai, no final dos trabalhos de constatação da implementação da língua na escola nº 136 no bairro Tchivonde, arredores de Menongue.

As 15 mil e 75 crianças são asseguradas por 335 professores, distribuídos por cada município, sendo que Menongue conta com 95 e Cuito Cuanavale 75.

Já o município do Cuchi tem 49 docentes, Calai 22, Nancova 13, Mavinga 23, Dirico 15, Rivungo oito (08) e Cuangar conta com 25 professores.

Para o director do Gabinete da Educação em Exercício, Domingos Filipe Lutonda, a inserção contínua das línguas nacionais nos subsistemas de ensino, visa a valorização da cultura nacional, sendo um dos factores da identidade de um povo.

Para tal, disse ser essencial que as crianças aprendam as línguas nacionais (locais), para que saibam melhor interpretar a cultura da região onde estão inseridas, no que diz respeito aos hábitos e costumes.

O responsável defendeu ainda a preservação da língua com políticas concretas, capaz de incentivar a sua aplicabilidade nos distintos sectores sociais em todo o país, para que não desapareçam.

Leia também
  • 19/06/2019 20:08:31

    Melhoria da qualidade dos serviços passa pela formação

    Luanda - A melhoria da qualidade e eficiência dos serviços do país passa pela formação e alfabetização dos cidadãos disse hoje, quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco.

  • 09/06/2019 03:21:01

    Huíla: Docentes querem inclusão das línguas nacionais no ensino

    Lubango - A inclusão de programas de línguas nacionais no processo de ensino e aprendizagem do país constitui factor decisivo para facilitar a comunicação com os povos das zonas onde não se fala o português fluentemente, afirmaram este sábado, no Lubango (Huíla), os professores dessa região.

  • 08/06/2019 17:35:43

    Nova obra didáctica lancada hoje na Huíla

    Lubango - Uma obra didáctica sobre "Perspectivas Teóricas, Práticas e Desafios", no âmbito da avaliação dos processos e resultados em contextos escolares da autoria dos escritores Manuel Afonso e Simão Agostinho, foi lançada, hoje, no Lubango, província da Huíla.