Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Julho de 2019 | 15h26 - Actualizado em 09 Julho de 2019 | 12h05

Saurimo ganha complexo escolar com 12 salas de aula

Saurimo - Um complexo escolar do ensino primário denominado "Comandante Txizainga" nº 38, com 12 salas de aulas, foi inaugurado hoje (segunda-feira), no bairro Kamahundu, arredores de Saurimo, pelo governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A infraestrutura, cujas obras tiveram início em 2014, no âmbito do Programa de Investimento Público (PIP), orçada em mais de 200 milhões de Kwanzas, vai albergar quatro mil e 351 alunos que estudavam em salas feitas de chapa de zinco,.

Numa mensagem, o colectivo de alunos agradeceu o gesto do governo na melhoria das condições de ensino, bem como solicitou a construção de mais salas de aulas no referido complexo, de modos a acolher mais aludos do primeiro ciclo de ensino.

As crianças reconheceram o esforço dos professores, que mesmo em condições precárias sempre estiveram firmes na transmitição de conhecimentos.

As mesmas prometeram cuidar com zelo e dedicação a infra-estrutura, por formas a servir as gerações vindouras.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação na Lunda Sul, Perfeito Candondolo, disse que o complexo vai reduzir a superlotação que a escola registava mesmo em salas precárias.

Na ocasião, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, garantiu que os esforços irão continuar, no sentido de construir mais escolas, melhorando assim a qualidade de ensino e aprendizagem na província.

Reconheceu que as condições em que os alunos e professores leccionavam eram péssimas e propensas a contrair problemas graves de saúde, prejudicando o seu rendimento escolar.

Revelou ser prioridade do governo central, em particular da província, melhorar cada vez mais as condições de trabalho no sector da educação.

Daniel Neto prometeu que serão construidas mais salas de aulas no Camahungi, para implementação do I ciclo de ensino e inserir mais crianças no sistema, tendo orientado que seja responsabilizado todo aluno que eventualmente vandalizar o imóvel.

O município de Saurimo, com 432 mil e 548 habitantes, possui 156 escolas públicas, sendo 19 definitivas e 77 provisórias, nove privadas e oito comparticipadas.

O presente ano lectivo conta com 133 mil 723 alunos e 1.523 professores.

Leia também
  • 09/07/2019 12:00:53

    UAN promove primeiro mestrado em Matemática

    Luanda - O primeiro mestrado em Matemática em Angola será promovido pela faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda, a partir do ano lectivo 2020/2021.

  • 02/07/2019 14:51:50

    Escola Superior Politécnica promove feira infantil

    Saurimo - Para incentivar o hábito de leitura, criatividade na escrita e divulgar os 11 compromissos da criança, a Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, (ESP), afecta a Universidade Lueji A'Nkonde, promove, desde esta terça-feira, a IV edição da feira do livro infantil.

  • 02/07/2019 13:01:59

    AULP promove encontro científico e cultural em Lisboa

    Luanda - A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) realiza, de 3 a 5 deste mês, em Lisboa, Portugal, o seu 29.º encontro, para a análise de temas científicos e culturais.