Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

19 Setembro de 2019 | 19h16 - Actualizado em 19 Setembro de 2019 | 19h16

Município de Viana com mais escolas no próximo ano lectivo

Luanda - Mais de 15 mil alunos serão matriculados, no próximo ano lectivo, na Urbanização Zango 5, no município de Viana, em Luanda,com a entrega oficial hoje (quinta-feira) de 90 novas salas de aulas pelo Ministério de Ordenamento do Território e Habitação ao Governo Provincial de Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Escola primária (Arquivo)

Foto: kinda kyungu

O acto da entrega de quatro escolas, sendo duas do ensino primário e outras do ensino secundário, foi testemunhado pelo governador da província de Luanda, Sérgio Luhter Rescova e das ministras de Educação, Cândida Teixeira e do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, respectivamente .

De acordo com dados fornecidos no local, as escolas primárias possuem cada 24 salas, enquanto as secundárias uma conta com 24 e outra 18, totalizando 90.

Para além destas instituições de ensino, foram igualmente entregues ao governo provincial quatro (4) Jardins de Infância (creches).

As referidas escolas possuem um pavilhão polidesportivo, um campo de futebol 11 (com uma pista de tartan) para a prática do atletismo, enfermaria, refeitório, biblioteca e um edifício para serviços administrativos.

O Governador de Luanda, Sérgio Rescova, disse à imprensa  que as infra-estruturas escolares estão entre as prioridades do governo, visto que as escolas recebidas hoje satisfazem os interesses do município de Viana que possui um número elevado de população.

Destacou a qualidade dos imóveis, tendo informado que tudo será feito junto dos moradores e dos próprios beneficiários para mantê-los conservados

Enquanto isso, a ministra de Educação, Cândida Celeste, assegurou que as condições estão criadas para que não faltem professores, já que a partir do mês de Outubro do presente ano será feito um concurso público para admissão de novos docentes .    

Segundo a dirigente, as crianças terão a oportunidade de frequentar a escola, visto que o ministério vai, a partir do mês de Outubro, realizar um concurso público para enquadramento de mais professores.

A  ministra de Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, informou que um dos Jardins-de-infância será transformado em posto médico para beneficiar os mais de 48 mil habitantes que se vão instalar na urbanização Zango 5.   

As obras do Zango Oito Mil (actual Zango 5) começaram em 2012 e foram construídas por fases em função da situação económica e financeira que atingiu na altura o país.

 As escolas terão capacidade para mais de 500 alunos cada ao passo que as creches 200 crianças cada.

Um total de quatro mil, das oito mil habitações previstas para o Projecto habitacional Zango 8000,  foram  entregues no mês de outubro de 2018  para sua respectiva comercialização.

O projecto está orçado em um bilião e 200 milhões de dólares norte-americanos, ocupa uma área de 416 hectares, onde foram construídas na totalidade de oito mil habitações, cinco jardins-de-infância, quatro escolas primárias, escolas secundárias, duas estações de tratamento águas de residuais e uma de água potável.

O projecto integra prédios de até três pisos e vivendas, ambas habitações em tipologias T2,T3,T4.

Leia também
  • 18/09/2019 19:55:16

    Crianças do 11 de Novembro beneficiam de bolsas de estudo em 2020

    Luanda - Pelo menos mil crianças, das mais de três mil que se encontram fora do sistema de ensino, no distrito urbano do 11 de Novembro, poderão beneficiar de bolsas de estudo em escolas privadas em 2020, no âmbito de um acordo de parceria entre a administração local e algumas escolas privadas.

  • 14/09/2019 19:00:35

    Decorre concurso académico ''estudante criativo'' em Catete

    Icolo e Bengo - Um concurso académico designado ''Estudantes Criativos'' teve inicio hoje (sábado) no Centro Cultural António Agostinho Neto na vila de Catete, município de Icolo e Bengo, em Luanda, no âmbito da Iª edição do ''Festcacusso''.

  • 02/09/2019 16:16:50

    Reabilitação da Angola e Cuba avaliada em AKZ um bilião

    Luanda - Um bilião 780 milhões de Kwanzas é o valor disponível para a reabilitação da escola Angola e Cuba, no município do Cazenga, em Luanda, incluindo o seu apetrechamento.