Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

17 Outubro de 2019 | 19h47 - Actualizado em 17 Outubro de 2019 | 19h47

Gestão escolar no centro dos debates das III jornadas científicas do ISPB

Benguela - A gestão escolar, organização programática e desenvolvimento curricular dominam os trabalhos das III jornadas científicas do Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), abertas hoje, quinta-feira, nesta cidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Licenciados do Instituto Superior Politécnico de Benguela (arquivo)

Foto: angop

Sob o lema “Investigação científica, servir, inovar e transformar”, os participantes vão abordar, durante dois dias, a importância da cooperação universitária, gestão da qualidade no ensino superior, politicas de educação e de formação de adultos.

A engenharia e inovação tecnológica como factor de desenvolvimento, oportunidades e normas directoras da autonomia das escolas, a gestão estratégica dos recursos humanos como ferramenta de competitividade nas empresas, são também aspectos a serem discutidos durante o certame.

Na ocasião, a vice-governadora de Benguela para o sector político e social, Deolinda Valiangula, disse que o processo de internacionalização das instituições nacionais do ensino superior não pode ser entendida como uma actuação isolada deste sector, mas resultante de um esforço colectivo.

Deolinda Valiangula referiu que nos painéis do evento lê-se reiteradamente a palavra ciência, deste modo, considerou, a expectativa central é de que as comunicações, palestras e orações de sapiência emitam resultados de investigações científicas.

Entretanto, o director geral do ISPB, Antero Nunguno, enalteceu o esforço empreendido pela comunidade académica da instituição para torná-la num diferencial no ensino, investigação e extensão universitária ao nível do território nacional e não só.

O responsável adiantou ainda que o desafio passa por perceber que em eventos como este, a comunidade académica deve procurar sinergias, partilhando esforços e experiências, de modo a gerar conhecimento e criar condições de implementação e disseminação do mesmo pelo país.

Participam no certame, investigadores, docentes, estudantes e convidados.

Leia também
  • 10/10/2019 21:09:08

    Governo defende aposta no investimento em recursos humanos

    Benguela - O secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Domingos da Silva Neto, disse, esta quinta-feira, em Benguela, que em média apenas 13 por cento dos trabalhadores das empresas do país são técnicos superiores, sendo o restante técnicos médios e básicos.

  • 24/09/2019 17:18:26

    Crianças percorrem 15 quilómetros para assistir aulas

    Benguela - Mais de cinquenta alunos das aldeias da Cabandeira, Três Imbondeiros e Múcua das Abelhas, na comuna da Talamajamba, município de Benguela, chegam a caminhar 15 quilómetros diariamente em busca de aprendizagem, por falta de uma escola nas referidas localidades.

  • 21/09/2019 17:29:07

    Sector da Educação vai recrutar 489 novos professores

    Benguela - Quatrocentos e 89 novos professores serão recrutados ainda este ano, na província de Benguela, no âmbito do próximo concurso público de admissão ao sector da Educação, para possibilitar o ingresso de um maior número de crianças ao sistema de ensino, soube-se hoje, nesta cidade.