Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

21 Outubro de 2019 | 17h32 - Actualizado em 21 Outubro de 2019 | 17h32

Projecto energia sem fio vence 1ª feira das escolas de ensino técnico

Huambo - Ao totalizar 81 pontos, o projecto de Energia Sem Fio apresentado pelos alunos do Instituto Médio Politécnico do Cachiungo venceu, no último fim-de-semana, a 1ª edição da feira das escolas do ensino técnico-profissional, decorrida na cidade do Huambo, numa iniciativa do Gabinete provincial da Educação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com os resultados do evento, divulgados hoje, segunda-feira, com 63 pontos, na segunda posição, ficou o Instituto Politécnico Huambo, que apresentou o projecto Sapato para Deficiente, enquanto com o esboço Carro Electrónico, demonstrado pelo Instituto Médio Politécnico “CEFAC”, contentou-se com o terceiro lugar, ao obter 51 pontos.

O evento, decorrido sob o lema “Construir o futuro, olhando para a formação técnica do presente”, serviu para a identificação de novos talentos neste domínio, de modo a potenciá-los e criar parcerias sustentáveis, com foco no desenvolvimento da região.

Com a duração de dois dias, o mesmo contou com a participação de 21 escolas, cinco públicas e 16 privadas, que a par da exposição dos equipamentos inventados pelos alunos e outros do fórum hospitalar, assistiram palestras diversas.

A governadora da província do Huambo, Joana Lina enalteceu a iniciativa e o nível de criatividade dos alunos, realçando que os vencedores deverão representar o planalto central na 1ª Feira Nacional das escolas do ensino técnico-profissional, a decorrer na capital do país (Luanda), entre os dias 7 a 9 de Dezembro deste ano.

Com 11 municípios, que perfazem uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, além destas instituições de ensino técnico-profissional, a província do Huambo, conta, no presente no lectivo, com mil e 96 escolas do ensino primário, 93 do I ciclo, 18 do II ciclo do ensino secundário, sete de formação de professores, além de escolas privadas (colégios), onde estudam um total de 915 mil e 817 aluno

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 18/10/2019 15:30:25

    Defendida inclusão da orientação vocacional no sistema de ensino

    Huambo - A inclusão, com urgência, da disciplina de orientação vocacional e profissional no sub-sistema de ensino de base, para permitir a tomada de decisão, por parte do aluno, no que tange à formação superior, foi defendida esta sexta-feira, no Huambo, por psicólogos.

  • 18/10/2019 15:03:21

    Programa de alfabetização do ISCED atinge mais de cinco mil adultos

    Huambo - Cinco mil e 262 adultos, entre homens e mulheres, foram alfabetizados, este ano, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), através dos módulos 1 e 2, no âmbito de um acordo de cooperação com o Gabinete da Educação nesta província.

  • 18/10/2019 12:53:32

    Estudantes apresentam propostas para melhorar atendimento público

    Huambo - Cento e 56 finalistas do Instituto médio Politécnico de Administração e Gestão (IPAG) do Huambo começaram hoje, sexta-feira, apresentar os seus trabalhos de fim do curso, com propostas para a melhoria do atendimento ao cidadão, como forma de acabar com a burocracia nas instituições públicas.