Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

13 Janeiro de 2020 | 13h54 - Actualizado em 14 Janeiro de 2020 | 11h27

Ministra destaca importância da qualificação de docentes

Luanda - A importância da formação de professores em língua inglesa para o desenvolvimento de competências profissionais, centradas na melhoria do desempenho dos trabalhos em sala de aulas, foi destacada hoje (segunda-feira) pela ministra da Educação, Ana Paula Elias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Educação, Ana Paula Elias

Foto: Henri Celso

A necessidade surge pelo facto de o ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas em Angola ser assegurado por uma maioria docente sem a necessária qualificação, porque, dos 1.886 professores cadastrados, apenas 28 por cento são qualificados.

Ao intervir no acto de abertura da acção de capacitação de formadores de professores de Língua Inglesa, a governante referiu que a capacitação é centrada nas estratégias e técnicas modernas de ensino do Inglês, de modo a promover uma aprendizagem efectiva que permita ao aluno usar a língua para diversos fins e domínios.

A capacitação enquadra-se no objectivo do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 205/18, de 3 de Setembro, que busca proporcionar aos docentes em serviço oportunidades de desenvolvimento de competências profissionais, centradas na melhoria do desempenho docente em sala de aulas.

Enquadrada no âmbito da retomada da cooperação com a British Council, a iniciativa insere-se também no Plano de Desenvolvimento Nacional que augura que, até 2022, 25 mil professores (em serviço) concluam programas de formação contínua para a melhoria e actualização de competências.

Por sua vez, o 1.º secretário da Embaixada Britânica, David Hinchin, adiantou que o programa visa melhorar a qualidade do ensino da Língua Inglesa, facilitar a literacia digital, ajudar os jovens na empregabilidade, entre outras coisas.

O Programa de capacitação de formadores de professores de Língua Inglesa tem como destinatários coordenadores e professores de Língua Inglesa, a nível nacional, e terá a duração de 10 dias.

Leia também
  • 12/12/2019 20:45:57

    FENATEC encerra com gala de premiação

    Luanda- A obra " Re - refino dos óleos lubrificantes", do Instituto Médio Politécnico do Lobito, província de Benguela, com 179, 56 pontos, venceu a Feira Nacional do Ensino Técnico-Profissional (FENATEC ).

  • 21/11/2019 19:20:57

    MED projecta ensino a distância a partir de 2021

    Luanda - O Ministério da Educação (Med) está a trabalhar com vários parceiros para implementar o ensino a distância no país a partir de 2021, depois de concluir com as quatro etapas de preparação do processo.

  • 21/11/2019 15:08:30

    MED traça estratégias para formação contínua

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) quer aproveitar as tecnologias de informação e comunicação para incentivar a formação contínua dos docentes, através da implementação do ensino a distância e itinerante.