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23 Janeiro de 2020 | 12h13 - Actualizado em 23 Janeiro de 2020 | 12h11

Cuanza Sul com 143 mil vagas para o ensino geral

Sumbe - Cento e quarenta e três mil e 291 vagas para o ensino geral estão disponíveis este ano na província do Cuanza Sul, contra as 100 mil 953 de 2019, revelou quarta-feira, o chefe do departamento para o ensino geral, Inácio Buta Tito.

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Sala de aulas

Foto: Angop

Em declarações à Angop, no Sumbe, Inácio Buta Tito, adiantou que das 143 mil 291 vagas disponíveis, 39 mil e 22  são para a iniciação, 63 mil 390 para 1ª classe, para 7ª classe 29 mil 545 e 11 mil 334 para 10ª classe.

Fez saber que o sector da educação vai ganhar 131 novas salas de aulas, sendo 93 para o ensino primário, 12 para o I ciclo e 26 do II ciclo, nos municípios do Sumbe, Cassongue, Libolo, Mussende, Quibala e Cela, contra as 77 de 2019.

As aulas serão asseguradas por 10 mil 514 professores. Para fazer face as necessidades da educação na província o sector necessita de mais de mil 900 professores.

Segundo o responsável durante o corrente ano serão alfabetizados no Cuanza Sul, 36 mil cidadãos, contra 46 mil 681 capacitados em 2019. Neste sector existem 886 alfabetizadores.

Para o presente ano lectivo a ser aberto a 31 de Janeiro, o sector beneficiou de 738 mil 182 manuais da 1ª a 6ª classes, bem como cadernos de avaliação, escolar e caixas de Giz.

Em 2019 foram matriculados 455 mil 822 alunos, contou com 573 escolas, das quais 355 de construção definitiva e 218 provisórias e asseguradas por 10 mil 110 professores.

Em 2019, 78 mil 606 crianças ficaram fora do sistema de ensino por falta de professores e salas de aula.

Cuando Cubango

Mais de cinco mil professores de diversos subsistemas de ensino dos nove municípios do Cuando Cubango participam desde quarta-feira, em simultâneo, num seminário de capacitação e refrescamento no quadro da formação contínua de formadores e supervisores das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP).

O seminário, com duração de sete dias, visa, sobretudo, dotar os novos professores de capacidades pedagógicas, integrá-los na cultura organizacional, promovendo o seu compromisso e responsabilidade institucional mediante o conhecimento de normas que regem o funcionamento do sistema de educação, ensino e aprendizagem para o melhor desempenho das suas funções.

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