Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

21 Janeiro de 2020 | 04h54 - Actualizado em 21 Janeiro de 2020 | 04h53

Zaire: Mais de 100 formadores das ZIP em seminário

Mbanza Kongo - Cento e 36 professores provenientes das províncias do Zaire, Bengo e Uíge, participam desde segunda-feira, em Mbanza Kongo, na segunda etapa da formação de formadores das Zonas de Influências Pedagógicas (ZIP), no âmbito do Programa de Aprendizagem (PAT), implemantado pelo Ministério da Educação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pretende-se, nesta segunda etapa, que vai até finais de 2021, formar mil e 180 professores do ensino primário só na província do Zaire. Na primeira fase, que decorreu de 2017 a 2019, o Programa de Aprendizagem para Todos (PAT) abrangeu, nesta região, 685 docentes.

Durante 14 dias, os participantes serão munidos de conteúdos relacionados com o comportamento do professor em sala de aula, fundamentalmente, já que a primeira etapa (2017/2019) esteve reservada para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

Convidada a proceder a sessão de abertura, a vice-governadora do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Fernanda Deolinda Sumbo, destacou os esforços do Executivo, através do Ministério da Educação na formação contínua de professores.

Segundo disse, a qualidade de ensino passa necessariamente pela capacitação permanente de docentes, tendo, na ocasião, apelado aos beneficiários a absorverem adequadamente os conhecimentos a serem ministrados nesta acção formativa.

A província do Zaire tem uma rede escolar constituída por 160 escolas, perfazendo um total de duas mil e 434 salas de aulas. Do número de estabelecimento de ensino, 87 escolas são do ensino primário, 20 colégios, 30 complexos escolares, nove escolas comparticipadas, cinco liceus, seis institutos médios e politécnicos e três magistérios.

Para o presente ano lectivo foram matriculados 156 mil e 340 alunos da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, com um corpo docente composto por quatro mil e 122 professores.

 

nnnn

Leia também
  • 07/01/2020 10:40:15

    Escola Superior Politécnica do Zaire com fraca adesão de candidatos

    M'banza Kongo - As inscrições para o ingresso na Escola Superior Politécnica do Zaire, em M'banza Kongo, abertas na última quinta-feira (2), registaram até hoje (terça-feira) apenas 20 candidaturas.

  • 06/01/2020 21:16:56

    Instituição universitária absorve mais de 4 mil estudantes

    Mbanza Kongo - Quatro mil e 500 estudantes vão frequentar, este ano, o Instituto Superior Politécnico Privado do Zaire (ISPPZ), localizado na cidade de Mbanza Kongo, a primeira instituição universitária privada a instalar-se na região.

  • 05/12/2019 19:56:29

    Estudantes apresentam projectos inovadores em feira

    Mbanza Kongo - Quarenta alunos de seis institutos médios politécnicos da província do Zaire apresentaram, nesta quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, projectos inovadores de diversos sectores, durante a I edição da Feira de Inventores.