Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

29 Fevereiro de 2020 | 17h52 - Actualizado em 29 Fevereiro de 2020 | 18h02

Governo reitera rigor no ensino superior

Cuito - As instituições de ensino superior no Bié devem continuar a pautar pelo maior rigor de forma a se melhorar a qualidade na formação de quadros defendeu hoje (sábado), no Cuito (Bié), o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Domingos Nilton Capama.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável, que falava em representação do governador provincial, reiterou o apelo na tradicional cerimónia de baptismo de 472 caloiros que ingressaram este ano lectivo na Escola Superior Politécnico do Bié, unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

Domingos Nilton Capama realçou que as instituições de ensino superior, quer públicas quer privadas, não devem optar apenas em formar em quantidade, mas devem graduar quadros com qualidade e rigor que podem enfrentar os futuros desafios e contribuír no desenvolvimento sustentável da nação.

Para si, o país está numa fase de reformas, pelo que é necessário o contributo de todos os seus filhos para que venham dar resposta imediata na resolução dos problemas que actualmente afectam as populações, prometendo mais apoio do governo local ao ensino superior.

 A Escola Superior Politécnico do Bié tem dois mil 253 estudantes, 73 docentes, dois quais 32 nacionais e 41 expatriados, nas especialidades  de enfermagem geral, contabilidade e administração, comunicação social, psicologia, engenharia informática e hidráulica.

A província do Bié conta quatro instituições do ensino superior, nomeadamente a Escola Superior Pedagógica e Escola Superior Politécnica  (públicas), bem como duas privadas, nomeadamente, o Instituto Superior Politécnico do Cuito e o Instituto Superior Politécnico “Ndunduma”. Esta última que entra em funcionamento este ano.

Leia também
  • 10/02/2020 16:11:42

    Brigada Escolar com falta de efectivos no Cuito

    Cuito - A Brigada Escolar no Cuito, província do Bié, conta apenas com 43 efectivos para garantir a manutenção, segurança e ordem públicas nas escolas da localidade.

  • 05/02/2020 13:20:55

    Escolas de Luanda com fraca adesão

    Luanda - Corredores isolados, salas e pátios de recreio vazios é o cenário registado, nesta quarta-feira, primeiro dia de aulas em algumas escolas da cidade de Luanda, fruto da fraca adesão dos alunos.

  • 04/02/2020 13:55:53

    Xá-Muteba tem melhores condições de ensino

    Xá-Muteba - Mais de mil crianças do município de Xá-Muteba, província da Lunda Norte, passam a estudar em melhores condições, a partir deste ano lectivo, com a inauguração, esta terça-feira, de duas escolas de cinco salas de aulas.