Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Maio de 2020 | 21h45 - Actualizado em 08 Maio de 2020 | 21h45

PIIM inicia com construção de duas escolas em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo - O lançamento da pedra para a construção de duas escolas de 12 e de sete salas de aulas, em Mbanza Kongo, marcou o início da implementação formal do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A escola de 12 salas de aulas terá  capacidade para 960 alunos e está a  ser erguida no bairro 4 de Fevereiro.

A infra-estrutura, cuja edificação tem a duração de oito meses, custa,  incluindo o seu apetrechamento, 157 milhões, 896 mil e Kwanzas e 523 cêntimos.

Ocupando uma  área bruta de cinco mil e 876 metros quadrados  terá, igualmente, uma sala de reunião, gabinetes administrativos, casas de banho, espaços verdes.

Já a escola de sete salas de aula, avaliada em AKZ 95 milhões, 998 mil e 789 cêntimos, será  erguida na aldeia de Nkoko, comuna do Luvo, que dista a sensivelmente 45 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo.

As obras deste estabelecimento de ensino durarão nove meses. Albergará 560 alunos do ensino primário.

De acordo com a administradora municipal de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiese, a circunscrição beneficiou de quatro projectos  no âmbito do PIIM, nos domínios da educação, vias urbanas e saneamento básico da cidade.


Por sua vez, o director municipal da educação, Garcia Moniz Ramos, em declarações à Angop,  afirmou que Mbanza Kongo necessita de 10 novas escolas para inserir os mais de 10 mil alunos da iniciação a 9ª classe.


Mbanza Kongo conta, actualmente, com 75 escolas distribuídas em seis comunas adstritas, das quais 69 do ensino primário ao I ciclo do ensino secundário e seis do II ciclo.

O acto da consignação das duas escolas foi orientado pelo governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, que lembrou, na ocasião, que a região beneficiou de 33 projectos no âmbito do PIIM que continuarão a ser lançados.

O município de Mbanza Kongo tem uma população estimada em 180 mil e 329 habitantes distribuídos em cinco comunas: Luvo, Nkiende, Kalambata, Kaluka, Madimba e Sede.

Leia também
  • 08/05/2020 18:15:51

    Educação vai liberar produção de manuais escolares

    Luanda - O Ministério da Educação vai liberar a produção de manuais escolares para corrigir a situação do ensino da língua portuguesa em Angola, contando com 38 especialistas recém formados, revelou nesta sexta-feira, em Luanda, a titular da pasta, Luísa Maria Alves Grilo.

  • 07/05/2020 18:30:44

    Seis escolas em construção na Humpata

    Humpata - Seis escolas do ensino primário estão a ser construídas no município da Humpata, província da Huíla, visando a inclusão de seis mil alunos no sistema de ensino no próximo ano lectivo nesta localidade, soube-se hoje.

  • 05/05/2020 19:39:20

    Lunda Norte reforçada com 450 professores

    Dundo - A província da Lunda Norte conta a partir de hoje, terça-feira, com 450 novos professores, admitidos no sistema nacional da função pública, através do concurso público de ingresso ao sector da Educação, realizado em 2019.