Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

24 Maio de 2020 | 12h46 - Actualizado em 24 Maio de 2020 | 12h46

Nzeto ganha 12 novas salas de aulas

Mbanza Kongo - Uma escola primária de 12 salas de aulas começou a ser erguida, no sábado, na vila piscatória do Nzeto, província do Zaire, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A Infra-estrutura, que está a ser construída no bairro Kinanga, periferia da vila, vai acolher mil e oitenta alunoss, em dois turnos.

Durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra, o governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia,  pediu a Barroso-Construtora o cumprimento dos prazos contratuais e a Administração Municipal do Nzeto para fiscalizar o a execução do projecto.

Professores contactados pela Angop afirmam que a construção de 12 novas salas de aulas vai descongestionar o número de alunos em salas de aulas, que actualmente ultrapassa os 50 em cada turma.

O docente Domingos Carlos afirmou que, actualmente, as turmas estão superlotadas devido a insuficiência de salas de aulas na localidade, transgredindo o estipulado na reforma educativa vigente em Angola.

Já Esperança da Conceição disse que, para além de desafogar as turmas, vai também permitir a inserção de mais crianças no sistema normal de ensino na região.

As obras de construção e apetrechamento deste estabelecimento de ensino, avaliadas em 157 milhões e 321 mil Kwanzas, terão a duração de oito meses.

O administrador municipal do Nzeto, Casimiro Ricardo, informou, na ocasião, que o PIIM reserva ainda a construção de uma escola de sete salas na povoação do Kimakuku, comuna do Kindege, avaliada em 95 milhões de Kwanzas.

A rede escolar do Nzeto está constituída por 41 escolas, sendo 32 do ensino primário, sete do primeiro ciclo, uma do II ciclo de ensino secundário e um complexo escolar.

Neste ano lectivo estão matriculados 17 mil e 391 alunos, do ensino primário ao II ciclo de ensino secundário, com um corpo docente constituído por 618 professores.

Leia também
  • 21/05/2020 19:01:21

    PIIM beneficia Ndalatando com 37 novas salas de aulas

    Ndalatando - A cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, terá 37 novas salas de aulas, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM).

  • 18/05/2020 15:48:11

    Covid-19: Bolseiros vindos da Rússia em quarentena

    Luanda - Com vista a evitar novos casos importados da covid-19, o Governo colocou em quarentena institucional os 250 bolseiros angolanos regressados, na noite de domingo (dia 17), da Federação Rússia.

  • 16/05/2020 21:33:21

    Lubango necessita de 10 mil carteiras escolares

    Lubango - Dez mil carteiras escolares são necessárias para apetrechar 81 salas de aula públicas do primário e II ciclo do ensino secundário em construção no Lubango, província da Huíla.