Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

28 Maio de 2020 | 19h12 - Actualizado em 28 Maio de 2020 | 19h10

Localidade de Nsanzi beneficia de escola

Mbanza Kongo - A localidade de Nsanzi, a seis quilómetros da sede comunal do Mpala, município do Nóqui, província do Zaire, vai contar com uma escola primária de sete salas de aulas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com capacidade de absorver mil e oito alunos em dois turnos, as obras de construção e apetrechamento desta infra-estrutura orçadas em 90 milhões e 250 Kwanzas arrancaram esta quinta-feira, em acto presidido pelo governador provincial, Pedro Maakita Armando Júlia.

O administrador municipal do Nóqui, Luís Cumba Mavambo, disse que vai absorver mil e 306 petizes que se encontram fora do sistema normal de ensino na circunscrição.

Com a entrada em funcionamento desse novo empreendimento, a localidade de Nsanzi passará a contar com duas escolas primárias. A actual tem cinco salas de aulas.

O governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, pediu à empresa contratada o cumprimento dos prazos contratuais.

“Não é altura para nós exigirmos às crianças, aos pais e encarregados de educação que cuidem da escola, mas é momento de dizermos a empreiteira que construa de acordo com os parâmetros que constam no contrato”, reforçou.

Para o presente ano lectivo, foram matriculados no município do Nóqui oito mil e 171 alunos, com um corpo docente constituído por 427 professores.

A rede escolar é composta por 32 estabelecimentos de ensino, sendo 26 escolas primárias, cinco de primeiro ciclo e uma escola do segundo ciclo de ensino secundário.

Leia também
  • 28/05/2020 14:57:14

    Cangola ganha 26 novas salas de aulas

    Uíge - Um projecto de construção de três escolas, com capacidade global de 26 salas de aulas, foi lançado hoje, terça-feira, no município de Cangola (Uíge), no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 25/05/2020 12:35:57

    Aldeia Zorro ganha escola primária

    Saurimo - A população da aldeia Zorro, na província da Lunda Sul, tem desde hoje (segunda-feira) a primeira escola do ensino primário, com capacidade para albergar 260 alunos ainda no presente ano lectivo.

  • 24/05/2020 12:46:04

    Nzeto ganha 12 novas salas de aulas

    Mbanza Kongo - Uma escola primária de 12 salas de aulas começou a ser erguida, no sábado, na vila piscatória do Nzeto, província do Zaire, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).