Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

05 Julho de 2020 | 16h27 - Actualizado em 05 Julho de 2020 | 17h51

Angola e UE lançam programa de apoio ao ensino superior

Luanda - O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), a União Europeia (UE) e a Agência Expertise France oficializam, na segunda-feira, o Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI.AO ).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com uma nota de imprensa do MESCTI a que a Angop teve acesso, o projecto,  financiado pela UE, com um montante de 13 milhões de euros, visa apoiar o sistema de ensino superior angolano na produção de conhecimentos e na promoção da inovação.

Conforme o documento, é implementado pela Agência de Cooperação Técnica Francesa Expertise France e teve início em Dezembro de 2019, com fim previsto para 2024.

Destinado a criação de novos cursos de pós- graduação, fundos para investigação e capacitações em áreas relevantes, o UNI.AO visa contribuir na formação de quadros especializados para enfrentar os desafios actuais e futuros do país.

Avança que, as actividades do UNI.AO mostram plena consonância com a estratégia “Angola 2025”, o “Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022”, o “Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ)” e as prioridades estabelecidas no “Programa Indicativo Nacional 2014-2020”, bem como no acordo de cooperação intitulado “Caminho Conjunto Angola-União Europeia”, no qual o ensino superior foi identificado como área prioritária.

O UNI.AO, com apoio directo do MESCTI e às Instituições do Ensino Superior (IES), visa aumentar a diversificação económica e a criação de empregos em sectores prioritários.

O programa comporta três objectivos específicos, nomeadamente: reforçar a governação do ensino superior para que seja promovida a investigação científica em sectores prioritários para Angola, aumentar a especialização e o reconhecimento das instituições de pós-graduação e aumentar a igualdade no acesso à pós-graduação e progressão na carreira para os grupos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/07/2020 16:49:19

    Covid-19: Escolas aprimoram condições

    Luanda - Numa altura em que a sociedade aguarda pela decisão do Ministério da Saúde sobre o reinício das aulas no ensino superior e II ciclo do ensino secundário, centenas de escolas, públicas e privadas, dizem-se minimamente prontas para reabrir este mês, em todo o país.

  • 02/07/2020 21:59:08

    Governo pondera aulas no ensino primário em Setembro

    Luanda - O Governo angolano anunciou, esta quinta-feira, que as aulas no ensino primário e I Ciclo do ensino secundário poderão, eventualmente, retomar em Setembro próximo.

  • 02/07/2020 13:26:18

    Covid-19: ISTA conta com sala de ensino virtual

    Luanda - Treze anos após a sua criação, o Instituto Superior Técnico de Angola ( ISTA) ganhou, nesta quinta-feira, a primeira sala virtual para o ensino a distância.