12 Outubro de 2018 | 10h19 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 10h19
Busca internacional por assistente social que roubou milhões na Dinamarca
Copenhaga - As autoridades da Dinamarca lançaram uma busca internacional por uma funcionária pública de 64 anos de idade suspeita de ter abandonado o país com mais de 110 milhões de coroas dinamarquesas (14,7 milhões de euros) em dinheiros públicos destinados a acção social, noticiou hoje o Guardian.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A mulher, cujo nome não foi avançado pela polícia, era descrita como uma assistente social de confiança com 40 anos de trabalho, mas terá roubado aquela quantia de dinheiro ao longo de 16 anos de trabalho, segundo escreve a imprensa local, citada pelo Guardian.
“Estou profundamente chocado que tenha, aparentemente, existido um esquema com dinheiro que deveria ter ido para comunidades em necessidade. Este tipo de situação é inédita”, lamentou o ministro responsável pelos assuntos sociais, Mai Mercado.
A funcionária em questão, que acabou por ser despedida em Setembro, tinha estatuto superior dentro da organização, tendo acesso privilegiado ao sistema informático. Desde 2002 até ao ano corrente foram feitos 274 pagamentos para uma conta bancária privada.
Um procurador especializado em crimes financeiros indicou ao Politiken que as autoridades internacionais estão em alerta: “Estamos em contacto com nossos parceiros internacionais, portanto esperamos que ela seja detida e extraditada brevemente. É também muito importante que seja devolvido o máximo de dinheiro possível”.
Leia também
- 01/02/2019 23:51:49
EUA: Descoberto túnel subterrâneo que leva a banco
Flórida - Os trabalhadores de estradas da Flórida (EUA) tiveram uma grande surpresa esta semana quando, ao chegarem em uma rua para reparar uma vala, descobriram que o dano havia sido causado por um túnel que levava a um banco próximo.
- 30/01/2019 14:14:47
Polícia da Nicarágua detém jornalista crítico do regime de Daniel Ortega
Manágua - Um jornalista nicaraguense crítico do Governo de Daniel Ortega foi detido nesta terça-feira pela polícia, revelou o proprietário da rádio onde o mesmo trabalha.
-
28/01/2019 16:20:39
Equipa da ONU está na Turquia para investigar morte de Khashoggi
Istambul - Uma equipa de especialistas da ONU começou hoje na Turquia uma investigação sobre o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, que ocorreu a 02 de Outubro, no consulado saudita em Istambul, informou a Lusa.
- 28/01/2019 13:15:43
Unidade paramilitar do "Apartheid" concebida para espalhar sida
Londres - Uma unidade paramilitar sul-africana que operou durante o "Apartheid" foi concebida para infectar com sida a população negra do país e em Moçambique, segundo um documentário cujo teor foi divulgado hoje pelo jornal britânico Independent.