Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

11 Junho de 2019 | 20h27 - Actualizado em 11 Junho de 2019 | 20h27

Dez candidatos confirmados na eleição para suceder a Theresa May

Londres - Dez candidatos estão confirmados na eleição para suceder a primeira-ministra britânica Theresa May, que renunciou. Para trás ficou Sam Gyimah, o único que defendia um novo referendo e era contra o Brexit

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do Reino unido

Foto: Francisco Miúdo

De acordo com o Partido Conservador, Boris Johnson, Jeremy Hunt, Michael Gove, Dominic Raab, Sajid Javid, Andrea Leadsom, Rory Stewart, Matt Hancock, Esther McVey e Mark Harper conseguiram o apoio formal de pelo menos oito deputados, o que tinham de garantir às 17:00 desta segunda-feira.

O antigo secretário de Estado das Universidades Sam Gyimah anunciou que ia abandonar a corrida, alegando que, por ter entrado numa fase tardia, "não houve tempo suficiente para angariar apoios".

Gyimah era o único dos 11 candidatos que defendia um novo referendo com o objectivo de fazer campanha a favor da permanência na União Europeia, enquanto os restantes comprometem-se a implementar o resultado do referendo de 2016 e concretizar o 'Brexit'.

Nos próximos dias realizam-se vários debates e uma série de votações que começam na quinta-feira e depois nos dias 18, 19 e 20 de Junho, culminando na seleção de dois finalistas.

A partir de 22 de Junho, estes dois candidatos serão submetidos a uma votação dos cerca de 160.000 membros do Partido Conservador, devendo o vencedor ser anunciado um mês mais tarde.

Theresa May renunciou oficialmente ao cargo de líder do Partido Conservador na passada sexta-feira, mas vai permanecer em funções como primeira-ministra até o sucessor ser escolhido.

Assuntos Política  

Leia também
  • 11/06/2019 19:28:23

    China exige que os EUA "parem de intervir" em assuntos de Hong Kong

    Pequim - O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Geng Shuang, afirmou hoje, em conferência de imprensa, em Pequim, que o seu país exige do lado dos Estados Unidos cautela e pare de interferir nos assuntos internos de Hong Kong e da china "de qualquer forma".

  • 11/06/2019 15:48:19

    Primo do novo presidente do Curdistão assume cargo de primeiro-ministro

    Erbil (Iraque) - Masrour Barzani, filho do ex-presidente do Curdistão iraquiano, Masoud Barzani, foi nomeado nesta terça-feira pelo parlamento como primeiro-ministro da região autónoma após ser indicado pelo seu primo e o novo presidente, Nechirvan Barzani.

  • 10/06/2019 20:07:18

    Cinco países europeus apoiam Parlamento dissolvido da Moldávia

    Paris - França, Alemanha, Reino Unido, Polónia e Suécia expressaram, nesta segunda-feira, apoio ao Parlamento da ex-república soviética da Moldávia depois que o primeiro-ministro Pavel Filip anunciou a sua dissolução.