Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

07 Julho de 2019 | 21h42 - Actualizado em 07 Julho de 2019 | 21h42

Conservadores põem fim ao governo de Tsipras na Grécia

Atenas - Os conservadores liderados por Kyriakos Mitsotakis obtiveram uma clara vitória neste domingo nas eleições legislativas na Grécia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com resultados parciais, com a apuramento de 80% dos centros de votação, o partido Nova Democracia (ND) de Mitsotakis obtia quase 40% dos votos, em comparação a pouco mais de 31% do grupo do actual primeiro-ministro.

"Um círculo doloroso se encerra hoje", disse Mitsotakis em mensagem televisionada. "Não vou trair as esperanças de vocês", acrescentou.

O actual primeiro-ministro Alexis Tsipras reconheceu sua derrota para Mitsotakis, de 51 anos e formado em Harvard, em um telefonema para felicitá-lo, segundo informou o gabinete do chefe de governo.

Caso o resultado se confirme, o Nova Democracia teria uma maioria de 158 legisladores sobre um total de 300 cadeiras. O partido Syriza de Tsipras ficaria com 86 das 144 que tem no parlamento actual.

O restante ficaria com os pequenos partidos, que precisam de pelo menos 3% dos votos para entrar no parlamento.

O jovem líder de esquerda radical Alexis Tsipras (44 anos) emergiu levando esperanças em pleno caos na Grécia devido à crise da dívida e às políticas de austeridade imposta por seus credores.

Entretanto, depois de ter se reeleito primeiro-ministro mais jovem da Grécia em 150 anos em Setembro de 2015, os 10 milhões de gregos convocados às urnas optaram pela alternância.

O partido MeRA25 do ex-ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, poderia obter nove legisladores. Outro dos nuevos partidos que entrarían en el parlamento sería el nacionalista Solución Griega.

Tsipras votou neste domingo pela manhã no bairro de Kypseli em Atenas, onde pediu aos jovens que "não deixem aos demais a crucial escolha de decidir suas vidas".

Mitsotakis votou pouco depois em Paristeri, onde manifestantes de esquerda lhe receberam com vaias, rapidamente silenciadas por seus partidários que se dirigiram a ele como o novo primeiro-ministro.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 07/07/2019 10:39:38

    Grécia vai hoje a votos para eleições parlamentares

    Atenas - Cerca de 10 milhões de pessoas são chamadas às urnas na Grécia para elegerem 300 parlamentares, que terão um período de quatro anos.

  • 01/07/2019 13:20:54

    Socialistas vencem eleições locais na Albânia

    Tirana - O governante Partido Socialista (PS) venceu as eleições locais na Albânia, realizadas em calma e sem a participação dos principais partidos da oposição que as boicotou, noticiou a AFP.

  • 01/07/2019 10:02:38

    Uruguai/Eleições: Candidatos à presidência já estão definidos

    Montevidéu - Com 51,3% dos votos apurados foi confirmada a vitória de Daniel Martínez, Luis Lacalle Pou e Ernesto Talvi nas eleições primárias realizadas neste domingo no Uruguai para definir os candidatos que vão disputar em Outubro a presidência do país, noticiou a AFP.