Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

03 Setembro de 2019 | 20h01 - Actualizado em 03 Setembro de 2019 | 19h53

Israel envia grupo de especialistas ao Brasil, caso Amazônia

Jerusalém - O governo israelita anunciou o envio, a partir desta terça-feira, de uma delegação de especialistas em catástrofes naturais para ajudar o Brasil nos incêndios que devastam a Amazônia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira de Isreal

Foto: Divulgação

"Uma delegação israelita de bombeiros e especialistas em resgate parte nesta terça-feira à noite para o Brasil para ajudar as autoridades locais", informa o Ministério israelita dos Negócios Estrangeiros num comunicado.

Os incêndios que ardem em diversas regiões da Amazônia colocaram o Brasil sob forte pressão da comunidade internacional, provocando uma crise diplomática com a França. Para o presidente francês, Emmanuel Macron, a soberania sobre a Amazônia é uma questão em aberto.

O presidente Jair Bolsonaro rejeitou uma ajuda de 20 milhões de dólares desbloqueada pelos países-membros do G7 para lutar contra as chamas na Amazônia, exigindo uma retratação de Macron antes de avançar em qualquer discussão sobre o tema.

O Brasil aceitou, contudo, a ajuda de Israel, que já havia oferecido, na semana passada, o envio de "100 toneladas de material de combate a incêndios".

As relações entre Brasil e Israel viram-se reforçadas desde a eleição de Bolsonaro, um aliado próximo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

No final de Março, o presidente Bolsonaro esteve em Israel, três meses após uma visita de Netanyahu ao Brasil.

"A cooperação política e estratégica é muito estreita entre os dois países", destacou hoje a diplomacia israelita.

Assuntos Incêndio  

Leia também
  • 03/09/2019 18:20:48

    Exército reforça combate a incêndios no Amazonas após recorde

    Apuí, Amazonas - Tropas do Exército brasileiro chegaram a Apuí, no Amazonas, para reforçar o combate aos incêndios florestais no Estado que registou um recorde histórico no número de queimadas em Agosto, em meio a um aumento generalizado dos casos de fogo na Amazônia que desencadeou pressão internacional sobre o país.

  • 03/09/2019 12:22:10

    Pelo menos 25 mortos em incêndio em embarcação de recreio na Califórnia

    Los Angeles - Pelo menos 25 pessoas morreram e nove estão desaparecidas depois de um incêndio que resultou no naufrágio de uma embarcação de recreio nos Estados Unidos na madrugada de segunda-feira, indicaram as autoridades num novo balanço.

  • 02/09/2019 19:27:28

    Incêndio em barco na Califórnia deixa 34 desaparecidos e 5 pessoas resgatadas

    Los Angeles - Equipas de resgate lançaram uma operação de busca nesta segunda-feira para localizar 34 pessoas desaparecidas em decorrência de um incêndio ocorrido de madrugada que afundou um barco de mergulho no litoral de uma ilha do sul da Califórnia, disseram autoridades do Estado norte-americano, e vários meios de comunicação locais anunciaram que alguns passageiros morreram.