Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

21 Outubro de 2019 | 14h12 - Actualizado em 22 Outubro de 2019 | 17h02

Bolívia terá segunda volta das eleições presidenciais

La Paz - As eleições presidenciais da Bolívia serão definidas na segunda volta entre o presidente Evo Morales e o ex-chefe de Estado Carlos Mesa, segundo os resultados preliminares da votação divulgadas pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Bolívia

Foto: Pesquisa

Morales acumulou 45,71% dos votos válidos, contra 37,84% de Mesa, segundo o primeiro cálculo preliminar declarado pela presidenta do TSE, María Eugenia Choque.

Para vencer a eleição na primeira volta, Morales precisava obter 50% mais um dos votos, ou pelo menos 40% dos votos com dez pontos percentuais de diferença sobre o segundo candidato, de acordo com a lei boliviana.

Em um terceiro lugar, surpreendendo as expectativas, está o coreano-boliviano Chi Hyun Chung, pastor evangélico do Partido Democrata Cristão, com 8,74% dos votos. Dessa forma, o senador de direita, Óscar Ortiz, ficou em quarto lugar, com 4,32% dos votos.

Os outros cinco candidatos tinham, cada um, menos do que o limite de 3% necessário para que seus partidos mantivessem seu status legal.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 22/10/2019 10:12:36

    Deputados luso-canadianos reeleitos no Canadá

    Ottawa - Os dois deputados luso-canadianos, Peter Fonseca e Alexandra Mendes, foram reeleitos nas eleições gerais do Canadá desta segunda-feira em que o Partido Liberal perdeu a maioria parlamentar, noticiou a Lusa.

  • 22/10/2019 10:04:13

    Justin Trudeau ganha eleições no Canadá, mas perde maioria absoluta

    Ottawa - O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse nesta terça-feira que "ouviu a mensagem" dos cidadãos, depois de vencer as eleições gerais realizadas na segunda-feira, mas sem revalidar a maioria absoluta, perdendo mesmo o voto popular, noticiou a Lusa.

  • 22/10/2019 03:58:24

    Tribunal na Bolívia volta a considerar 1ª contagem de votos

    La Paz - O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia voltou atrás na contagem manual voto a voto, retornou à contagem rápida que estava realizando no domingo (20) e anunciou, na noite de segunda-feira, que Evo Morales foi eleito no primeiro turno.

  • 21/10/2019 23:51:08

    EUA pede transparência eleitoral

    Washington - O governo dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira, a Bolívia que restabeleça a "credibilidade e a transparência" do processo eleitoral, após a interrupção da publicação dos resultados da votação de domingo, na qual o presidente Evo Morales luta por um quarto mandato consecutivo.