Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

06 Dezembro de 2017 | 15h56 - Actualizado em 06 Dezembro de 2017 | 15h55

Bailarino Dragão Mulundo homenageado no Carnaval

Saurimo - O bailarino e artesão Dragão Mulundo será homenageado no Carnaval de 2018 na província da Lunda Sul pelo contributo dado na fabricação e desenvolvimento de vários instrumentos musicais como o batuque e a puita.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

CARNAVAL NA LUNDA SUL

Foto: Quintas Benjamim

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, em Saurimo, pelo director provincial da Cultura da Lunda Sul, António Izumbo, tendo referido que Dragão Mulundo, falecido em 2015, ajudou no engrandecimento da cultura côkwe, principalmente das danças txianda e candonda.

“Além de fabricar instrumentos musicais, Dragão Mulundo era também um exímio tocador desses mesmos instrumentos e excelente bailarino”, ressaltou.

Dragão Mulundo, acrescentou, foi um homem que tinha muito amor à cultura, prova disso é que estava a construir um museu particular de arte.

Apelou aos jovens da região no sentido de seguirem o exemplo de Dragão do Mulundo na preservação da cultura local.

Sobre os preparativos do Carnaval 2018, o responsável informou que as inscrições estão já abertas nas administrações municipais e encerram a 15 de Dezembro deste ano.

Disse que a Direcção Provincial da Cultura da Lunda Sul prevê a inscrição de mais de 30 grupos carnavalescos, dos quais 17 da classe infantil.

Para serem inscritos, esclareceu, os grupos devem comportar pelo menos 60 elementos, na classe de adultos, e 50 na categoria infantil.

No tocante a prémios, o director, sem adiantar o valor a entregar aos vencedores, salientou que o Ministério da Cultura passou essa responsabilidade ao governo da província, que já está a trabalhar no sentido garantir as verbas.

Apelou aos empresários da região no sentido de apoiarem também os grupos para os motivar e dar maior dignidade à festa do Entrudo e aos participantes.

Solicitou aos grupos no sentido de passarem nas suas músicas mensagens de alegria, paz, amor, unidade e reconciliação nacional.

Na edição do carnaval 2017 participaram 34 grupos, sendo 17 infantis e 17 da classe adulta, cujos vencedores foram “Utchokwe Um Tchata”(infantil) e  “Zango” (adulto).

Leia também
  • 05/12/2017 19:03:45

    Estilista defende criação de oficinas

    Saurimo - A estilista angolana Liseth Pote defendeu hoje, terça-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, a criação de oficinas de moda, com máquinas industriais, para dinamizar esse segmento da cultura.

  • 04/12/2017 14:38:30

    Desfile de moda promove cultura Lunda Tchokwe

    Saurimo - A exibição do folclórico dos rituais, hábitos e costumes do povo Lunda Tchokwe marcou o desfile de moda realizado em Saurimo, província da Lunda Sul, numa iniciativa do grupo Dragão produções, em colaboração com o governo local.

  • 30/11/2017 07:14:47

    Carnaval resgata valores culturais

    Saurimo - O Carnaval contribui para a divulgação da arte e resgate dos valores culturais de um povo, constituindo num elemento catalisador para a revitalização da música, da dança e de outras manifestações em via de extinção.