Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Dezembro de 2017 | 19h03 - Actualizado em 06 Dezembro de 2017 | 07h29

Estilista defende criação de oficinas

Saurimo - A estilista angolana Liseth Pote defendeu hoje, terça-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, a criação de oficinas de moda, com máquinas industriais, para dinamizar esse segmento da cultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

estilista liseht pote (arquivo)

Foto: António Escrivão

Em declarações à Angop, Liseth Pote disse ser também importante existir mercados destinados à venda de tecidos e outros produtos da indústria da moda, para reduzir as dificuldades dos criadores na obtenção desses bens.

Segundo Liseth Pote, os governos provinciais devem estimular e incentivar mais os jovens no sentido de enveredarem pelo sector da cultura e do empreendedorismo, para a preservação da identidade, a criação de emprego e diversificação da economia.

No seu entender, a moda em Angola ainda carece de muito investimento, principalmente nas áreas da formação profissional, no surgimento de indústrias têxteis e na troca de experiência com artistas mais experimentados do mercado internacional.

“Temos no país jovens com talento, o problema é a falta de apoio material e financeiro para produzirem as obras e divulgarem as suas criações. Há também poucos eventos de desfiles de moda, actividade que pode auxiliar na arrecadação de receitas”, admitiu.

Sugeriu aos jovens angolanos a cultura de adquirir peças de roupas desenhadas e produzidas por estilistas nacionais, para valorizarem mais o produto interno, ao invés de optarem por trajes importados.

Liseth Pote iniciou a sua carreira na moda em 1989 e já representou o país em vários eventos no estrangeiro.

Assuntos Moda   Província » Lunda Sul  

Leia também
  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 14:42:40

    Príncipe dos Dembos quer incremento da valorização das danças tradicionais

    Saurimo - O Príncipe dos Dembos, António Salvador, defendeu domingo, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade de o Ministério da Cultura reforçar as suas políticas de promoção das danças e música tradicional das diversas regiões do país, como forma de garantir a sua preservação, valorização e eternização.

  • 28/10/2018 17:50:07

    Ministério aposta no registo e classificação da música e dança tradicional

    Saurimo - O Ministério da Cultura pretende promover o registo e classificação a nível nacional das manifestações culturais, com particular realce para as modalidades da música e danças tradicionais, e as que reunirem os critérios exigidos pela UNESCO, elevadas ao reconhecimento internacional, segundo a secretaria de Estado, Maria da Piedade de Jesus.

  • 27/10/2018 07:01:47

    Secretaria de Estado da Cultura avalia infra-estruturas culturais em Saurimo

    Saurimo - A secretaria de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, avaliou nesta sexta-feira o estado dos monumentos históricos da cidade Saurimo, capital da província da Lunda Sul.