Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Dezembro de 2017 | 19h03 - Actualizado em 06 Dezembro de 2017 | 07h29

Estilista defende criação de oficinas

Saurimo - A estilista angolana Liseth Pote defendeu hoje, terça-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, a criação de oficinas de moda, com máquinas industriais, para dinamizar esse segmento da cultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

estilista liseht pote (arquivo)

Foto: António Escrivão

Em declarações à Angop, Liseth Pote disse ser também importante existir mercados destinados à venda de tecidos e outros produtos da indústria da moda, para reduzir as dificuldades dos criadores na obtenção desses bens.

Segundo Liseth Pote, os governos provinciais devem estimular e incentivar mais os jovens no sentido de enveredarem pelo sector da cultura e do empreendedorismo, para a preservação da identidade, a criação de emprego e diversificação da economia.

No seu entender, a moda em Angola ainda carece de muito investimento, principalmente nas áreas da formação profissional, no surgimento de indústrias têxteis e na troca de experiência com artistas mais experimentados do mercado internacional.

“Temos no país jovens com talento, o problema é a falta de apoio material e financeiro para produzirem as obras e divulgarem as suas criações. Há também poucos eventos de desfiles de moda, actividade que pode auxiliar na arrecadação de receitas”, admitiu.

Sugeriu aos jovens angolanos a cultura de adquirir peças de roupas desenhadas e produzidas por estilistas nacionais, para valorizarem mais o produto interno, ao invés de optarem por trajes importados.

Liseth Pote iniciou a sua carreira na moda em 1989 e já representou o país em vários eventos no estrangeiro.

Assuntos Moda   Província » Lunda Sul  

Leia também
  • 04/12/2017 14:38:30

    Desfile de moda promove cultura Lunda Tchokwe

    Saurimo - A exibição do folclórico dos rituais, hábitos e costumes do povo Lunda Tchokwe marcou o desfile de moda realizado em Saurimo, província da Lunda Sul, numa iniciativa do grupo Dragão produções, em colaboração com o governo local.

  • 30/11/2017 07:14:47

    Carnaval resgata valores culturais

    Saurimo - O Carnaval contribui para a divulgação da arte e resgate dos valores culturais de um povo, constituindo num elemento catalisador para a revitalização da música, da dança e de outras manifestações em via de extinção.

  • 29/11/2017 16:22:36

    Defendido profissionalismo dos artistas da Lunda Sul

    Saurimo - O governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, defendeu hoje, quarta-feira, a necessidade dos artistas locais exercerem a sua actividade com profissionalismo, brio, competência e responsabilidade, com vista a atingirem a excelência.