Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Junho de 2017 | 11h19 - Actualizado em 18 Junho de 2017 | 11h19

Cuanza Norte acolhe concerto regional de música e dança tradicional

Luanda- A província do Cuanza Norte acolhe a 24 deste mês a primeira edição do concerto regional de música e dança tradicional, numa promoção do Ministério da Cultura, em parceria com a Imogestin.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Exibição de Dança Tradicional do Cunene

Foto: José Cachiva

De acordo com uma nota do Ministério da Cultura enviada à Angop, o evento visa, entre outros objectivos, contribuir para o resgate, preservação e divulgação dos valores culturais das comunidades rurais do país, contribuir para a divulgação da música tradicional angolana e colocar na Agenda Cultural Nacional a Música Tradicional feita pelas comunidades rurais.

Para o efeito, a primeira edição do concerto contará com a participação de artistas individuais e grupos das províncias do Cuanza Norte, Malanje, Bengo e Uíge.

Refere-se que em Angola, cada estilo de música apresenta-se com um estilo particular de dança. Logo não se pode dissociar a música da dança, dado se tratar de duas manifestações culturais intrinsecamente ligadas.

As danças tradicionais assumem uma presença impar no quotidiano do povo angolano, sendo um produto de um contexto apelativo, que desde cedo o indivíduo interioriza, às estruturas rítmicas da música nacional.

Apesar da presença constante da música e da dança no dia-a-dia do cidadão comum, tem-se notado uma desvalorização crescente dos ritmos tradicionais angolanos, favorecendo os mais modernos e outros ritmos e estilos sob influência de outras culturas - aculturação.

Assuntos Angola   Dança   Música  

Leia também