Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Janeiro de 2018 | 16h31 - Actualizado em 08 Janeiro de 2018 | 16h15

Destacada importância da coreografia e dança no Carnaval

Caxito - A importância da coreografia e da dança, para o fortalecimento do Carnaval, foi enaltecida hoje, segunda-feira, em Caxito, pela chefe de seção do Gabinete Provincial da Cultura do Bengo, Guilhermina Catole.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A responsável, que falava numa palestra sobre o Carnaval, frisou que a coreografia e dança fazem parte dos elementos essências do Entrudo, movimentando e atraindo o público na festa popular mais antiga do país que se realiza anualmente.

Para Guilhermina Catole, para o fortalecimento do Carnaval, os grupos devem ter em conta os aspectos principais, como a dança, alegoria, rainha e o posicionamento do comandante.

Sublinhou que o comandante joga o papel principal no grupo carnavalesco, porque organiza e dá enfase aos demais integrantes, puxando pela corte para convencer o corpo de jurado.

Apelou os grupos no sentido de não enveredarem somente pelo Carnaval moderno, mas também explorarem coreografias que compõem o folclore nacional como a cazucuta, gimba e crocodilho da região do Jacaré Bangão (Bengo).

O director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Alexandre José da Costa, disse que a palestra subordinada ao tema “coreografia e dança” visou elucidar os grupos carnavalescos no âmbito da preparação destes para o carnaval.

O responsável da cultura considerou o 8 de Janeiro como um dia de refelexão para os fazedores  da cultura sobre os aspectos relacionados com a identidade, origem, o passado, presente e futuro, tendo assegurado que o seu pelouro na província  continuará a trabalhar para o desenvolvimento da cultura  e do Carnaval.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 28/12/2017 01:15:39

    Aberto processo de legalização das festas de fim do ano

    Caxito - O director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos do Bengo, Alexandre José da Costa, exortou, esta quarta-feira, na cidade de Caxito, os promotores de festas de réveillon a legalizarem os seus eventos sob pena de verem o baile interdito.

  • 20/12/2017 13:31:03

    Criada comissão preparatória do Carnaval no Bengo

    Caxito -Para preparar a edição 2018, o governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, criou a Comissão Provincial Preparatória do Carnaval.

  • 13/12/2017 12:08:42

    Museu da Tentativa carece de reabilitação

    Caxito - O Museu da Tentativa, na província do Bengo, carece de um trabalho de restruturação física, de forma a melhorar a sua imagem, advogou o chefe do Departamento de Património Cultural do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos no Bengo, Domingos João Kizembe.