Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Janeiro de 2018 | 06h00 - Actualizado em 13 Janeiro de 2018 | 06h02

Huíla: Defendido estudos sobre valores culturais

Lubango - Os valores culturais devem ser estudados, divulgados e enaltecidos, de modo a contribuírem na prossecução dos objectivos estratégicos tendentes ao alcance do progresso, desenvolvimento e afirmação do contexto nacional, considerou sexta-feira, no Lubango, a directora para área social da administração da capital huilana, Paula Mulela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Momento cultural dos muilas

Foto: Morais Silva

A responsável falava na cerimónia de abertura do encontro municipal cultural e artes promovido pela administração do Lubango sob o lema: “A cultura fortalece a nação, mais cultura e mais Angola,” por ocasião do dia nacional da cultura (8 de Janeiro).

Em representação do administrador, Francisco Barros Leonardo, referiu que para isso aconteça é necessário estimular um ambiente cultural saudável, que permita libertar energias criadoras dos diferentes grupos etnolinguísticos do município e não só.

Acrescentou que este factor passa também pela construção de infra-estruturas e serviços que permitam a auto-expressão, a satisfação das necessidades materiais, espirituais e uma educação que favoreça uma expressão livre e responsável.

“É nesta perspectiva que auguramos que este encontro municipal de cultura e artes venha a servir de um espaço de análise e debates sobre as problemáticas da cultura no município nas suas múltiplas vertentes, uma oportunidade para avaliar as políticas públicas em prol do desenvolvimento cultural e alinhar programas e projectos em torno do assunto consubstanciados no Programa de Governo sufragados nas eleições gerais de 23 de Agosto último”, disse.

Reforçou o compromisso da administração municipal do Lubango em continuar com este desafio para, no futuro, poder construir igualmente uma casa municipal da cultura e artes e avaliação de espaços apropriados para acomodar os sub-grupos etno-linguísticos que fazem a região.

Participam no evento cultural promotores e grupos culturais, autoridades tradicionais, entidades religiosas e membros da sociedade civil.

Assuntos Cultura   Província » Huíla  

Leia também
  • 03/11/2018 16:29:59

    Matias Damásio quer conquistar mercado latino

    Luanda - O cantor e compositor angolano Matias Damásio tem trabalhado para conquistar outros mercados, fundamentalmente o público latino, afirmou hoje (sábado), em Luanda, o músico.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.

  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 21:24:21

    Escritor Cornélio Caley inicia funções na AAL

    Luanda - O escritor angolano Cornélio Caley foi empossado nesta segunda-feira, em Luanda, como membro da Academia Angolana de Letras, durante uma cerimónia realizada no Memorial António Agostinho Neto(MAAN).