Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Fevereiro de 2018 | 20h25 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 20h43

Chuva interrompe desfile do Carnaval no Huambo

Huambo - Uma forte chuva acompanhada por ventos intensos obrigou, hoje, a interrupção do desfile do Carnaval2108 na província do Huambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

HUAMBO: Carnaval dançado sob intensa chuva

Foto: Valentino Yequenha

Na altura em que a chuva começou a cair, 13 dos 17 grupos concorrentes já se tinham exibido na avenida Saidy Mingas, tendo a comissão organizadora decidido suspender o evento, para continuar na quarta-feira, às 9h00.

O desfile de adultos, que começou às 14h30, foi antecedido pela demonstração do grupo carnavalesco Fogo da Paz, do município da Chicala-Cholohanga, que domingo venceu, no mesmo recinto, a disputa infantil.

Seguiu-se a exibição dos 11 grupos de dança tradicional, da classe B de adultos, cujas canções, no estilo olundongo, apelavam para a prática da agricultura.

Na classe A, o primeiro a pisar o palco foi o grupo carnavalesco Velha Guarda, apontado como favorito ao título, tendo em conta a ausência do vencedor da edição passada, o grupo Ovinjenje do município do Chinjenje, convidado, pelo Ministério da Cultura, para desfilar na Nova Marginal, na capital angolana.

Terminados os 25 minutos, entrou em cena o grupo Ecos da Gruta, do município do Cachiungo, que, mesmo com o intensificar da chuva, soube gerir o tempo, mostrando coreografia, canção e indumentária atraente.

Estes dois grupos apelaram, nas suas canções e cartazes, o uso de redes mosquiteiras como medida de prevenção contra a malária, uma doença que está a causar muitas mortes nesta região.

Aos quatro grupos que vão desfilar na quarta-feira, a partir das 9h00, se vão juntar dois blocos de animação.

Leia também
  • 13/02/2018 21:03:03

    Grupo União Njinga a Mbande realça potencialidades de Luanda

    Luanda - O grupo União Njinga a Mbande, que desfila na Nova Marginal, palco do Carnaval/2018 de Luanda, classe A, categoria de adultos, na Nova Marginal, está a realçar na sua canção as potencialidades turísticas, económicas e agrícolas da capital do país.

  • 13/02/2018 21:02:14

    Grupo Tchakulimuena vence classe Infantil no Cuando Cubango

    Menongue - Persistente há cinco edições consecutivas para convencer o júri através da demonstração de valores culturais locais, o grupo Tchakulimuena, de MenonguC venceu hoje, terça-feira, a 40ª edição do Carnaval 2018 infantil no Cuando Cubango.

  • 13/02/2018 20:34:23

    Adiamento do desfile do Carnaval no Huambo divide opiniões

    Huambo - O adiamento do desfile do carnaval para quarta-feira, em virtude da forte chuva que caia enquanto os grupos se exibiam, está a dividir opiniões entre os responsáveis dos grupos.

  • 13/02/2018 20:34:00

    União Estrelas da Paz conquista Entrudo na classe de adultos no Cuando Cubango

    Menongue - O grupo de Menongue União Estrelas da Paz, que enalteceu, no seu cântico, o Executivo pela estratégia de corrigir o que está mal e melhorar o que está bem, com 350 pontos conquistou o primeiro lugar da 40 edição Carnaval 2018 na classe de adultos, no Cuando Cubango.