Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Fevereiro de 2018 | 20h26 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 20h26

Chuva não impede festa do Carnaval em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo - A chuva que caiu na tarde desta terça-feira em Mbanza Kongo, Zaire, não impediu a exibição dos grupos carnavalescos que participaram no desfile provincial, nove dos quais na classe infantil.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Inscrição de Mbanza Kongo na Unesco foi retradada pelo grupo vencedor

Foto: Pedro Moniz Vidal

 

A festa, assistida pelo governador, José Joanes André, prometia ter um desfecho quase perfeito a julgar pela qualidade evidenciada pelos grupos concorrentes, se não fosse a enxurrada surpreendente, que ainda assim foi incapaz de travar a euforia dos foliões e a tenacidade dos assistentes que lotaram o largo António Agostinho Neto.

No final do desfile, que contou com a participação de grupos carnavalescos dos restantes cinco municípios da região, e em meio de pingos, foram então anunciados os vencedores do Entrudo, recaindo a vitória, na categoria de adultos, ao recém-formado grupo Jovens Unidos do Património, de Mbanza Kongo.

Esta agremiação, fundada ainda este ano, 2018, apresentou a dança Kazukuta e retratou o tema relativo à inscrição do centro histórico de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial da Unesco, a 8 de Julho de 2017.

O grupo integrou, na sua maioria, funcionários públicos, bancários e outros e conquistou 580 votos e terá direito a 500 mil Kwanzas de prémio.

Na segunda posição ficou o grupo Unidos do Nzeto, com 485 votos e vai receber 300 mil Kwanzas. Este conjunto sagrou-se vencedor na edição de 2016 do Entrudo na região.

O terceiro lugar foi conquistado pelo grupo Sagrada Esperança, de Mbanza Kongo, fundado no ano de 2000 e com histórico de seis vitórias conquistadas, cuja última foi obtida em 2014.

Na classe infantil ganhou o grupo Ngangula, também de Mbanza Kongo, que teve 387 pontos e beneficiará de 300 mil Kwanzas, somando também seis vitórias em 16 anos de sua existência.

O conjunto dos pioneiros retratou também, nos seus dísticos e nas canções, a necessidade da preservação do Património Mundial de Mbanza Kongo, sob pena de ser renegado na lista negra da Unesco.

O segundo posto foi ocupado pelo conjunto União de Mangueira, igualmente, de Mbanza Kongo, com 376 pontos e vai receber 200 mil Kwanzas como prémio, e o terceiro lugar foi para o grupo  Bloco Vermelho, do mesmo município, com 344 pontos e terá como prémio 150 mil Kwanzas.

Os restantes grupos terão direito a prémios de participação no valor de 40 mil Kwanzas cada, para os adultos, e 30 mil Kwanzas cada, os infantis.

 

  

Assuntos Carnaval   Província » Zaire  

Leia também