Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Fevereiro de 2018 | 18h44 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 19h11

Grupos do Cuanza Norte realçam diversidade cultural

Ndalatando - A diversidade cultural do país como as vestes, usos, costumes e danças tipicas de várias partes de Angola foi hoje, terça-feira, em Ndalatando, realçada durante o desfile provincial do Carnaval/2018, classe de adultos, do Cuanza Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Governador provincial do cuanza norte, José Maria Ferraz dos Santos, (ao centro) prestigia desfile do Carnaval

Foto: Diniz Simão

No desfile, decorrido no Largo das Escolas da Cidade de Ndalatando, a maior parte dos grupos apresentou trajes, danças, canções, coreografias e peças teatrais que destacam a riqueza e importância da cultura angolana, sendo que os desfiles das colectividades foram bastante ovacionados pelo público presente no evento.

Factos modernos também tiveram a sua vez, assinalado pelo desfile de trajes com novas tendências, apresentadas, principalmente por jovens.

Participaram do desfile da classe de adultos oito grupos carnavalescos, dos 10 previstos, sendo quatro da categoria de dança moderna, o mesmo número na modalidade de dança tradicional, colectividades oriundas dos municípios do Cazengo, Cambambe, Golungo Alto, Lucala, Samba Caju e Ambaca.

O evento contou ainda com a participação de dois blocos de animação, sendo as danças kassanda, semba, kazukuta tradicional e moderna, as mais exibidas pelos grupos.

Apelos ao reforço do saneamento básico, visando combater as doenças, à diversificação da economia e combate à corrupção, foram os principais temas das canções.

O sector da Cultura da província do Cuanza Norte vai atribuir como prémio para o vencedor 400 mil kwanzas, trezentos mil kwanzas para o segundo posicionado e 200 mil kwanzas para o terceiro classificado de ambas categorias (infantil e adultos).

O desfile foi assistido pelo governador da província do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos.

Os resultados finais da classificação dos desfiles serão conhecidos esta noite.

Leia também
  • 29/01/2019 17:01:31

    Bié: Governo contra inovações introduzidas no carnaval

    Cuito - O governo da província do Bié manifestou-se,. nesta segunda-feira, no Cuito, contra as inovações apresentadas no Carnaval, considerando que os grupos carnavalescos estão a destruir a essência da maior manifestação cultural popular do país.

  • 28/01/2019 15:58:51

    Inscritos 43 grupos carnavalescos para edição 2019

    Mbanza Kongo - Quarenta e três grupos carnavalescos, dos quais 11 infantis, estão já inscritos pelo departamento da Cultura, Arte e Património Histórico do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Zaire para participar no Carnaval 2019.

  • 22/01/2019 11:16:54

    Grupos com menos de 30 integrantes fora do carnaval/2019

    Menongue - Os grupos com menos de 30 integrantes estão impedidos de participar no desfile do carnaval deste ano na província do Cuando Cubango, informou esta terça-feira, à Angop, o chefe de departamento de Arte e Património Histórico do gabinete provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Pedro Amaral.

  • 10/01/2019 20:37:42

    União Povo da Samba abre desfile da classe A do Carnaval de Luanda

    Luanda - Os grupos carnavalescos União Povo da Samba (classe A), Unidos do Zango de Viana (B) e Cassules Kazukuta do Sambizanga (classe infantil) serão as primeiras agremiações a desfilarem no Carnaval 2019 da capital do país, que vai decorrer, nos dias 2, 3 e 5 de Março, na Nova Marginal de Luanda.