Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Novembro de 2018 | 07h32 - Actualizado em 08 Novembro de 2018 | 07h32

Angola e Cuba abordam reforço da cooperação cultural

Luanda - O reforço da cooperação cultural, com maior incidência na área de formação artística e promoção da literatura dos dois países através da participação Angolana nas feiras do livro e outras actividades culturais em Cuba dominaram a agenda da audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, á embaixadora de Cuba, Esther Gloria Cárdenas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Durante  a audiência, as duas entidades passaram em revista aspectos ligados aos laços históricos de amizade, fraternidade mútua e a importância do  incremento do intercâmbio e da cooperação. De acordo com a ministra, a história de Angola está estreitamente  ligada á história de Cuba, razão pela qual os dois povos continuam  a manter uma relação estreita  nos mais variados domínios da vida social, política e cultural.

Carolina Cerqueira adiantou que a formação artística dos jovens é um dos focos prioritários tendo em conta as acções para a promoção e divulgação da cultura angolana, destacando-se criação da futura orquestra sinfónica nacional.

Por seu turno, a diplomata cubana fez questão de manifestar a disponibilidade do seu país para apoiar Angola nas diversas vertentes, destacando igualmente a área da conservação do património histórico-cultural, bem como no enriquecimento do processo de candidatura do Cuito Cuanavele a património mundial.

Neste particular, Esther Gloria Armenteros Cárdenas afirmou que o seu país possui um manancial de informações que podem ser importantes e introduzidos no processo a ser encaminhado à Unesco.

Esther Gloria Armenteros Cárdenas considerou Ainda como uma mais-valia a participação de Angola na Feira Internacional do Livro de Cuba, daí ter solicitado a ministra Carolina Cerqueira a participação contínua do país neste evento cultural que anualmente movimenta centenas de agentes culturais ligados ao mundo da literatura.

À luz da ajuda militar por parte dos internacionalistas cubanos (1974-1991), as relações bilaterais entre Angola e Cuba transformam-se, paralelamente, numa longa cooperação em vários domínios.

Apesar do abrandamento registado entre 1991 e 2002, as relações diplomáticas entre Angola e Cuba mantêm a mesma vitalidade desde que foram estabelecidas, a 15 de Novembro de 1975, dai serem consideradas magníficas e de irmandade.

O primeiro convénio de cooperação entre ambos os países remonta de Fevereiro de 1976 e versou os sectores da saúde e da educação, tendo registado, até ao momento, a passagem de muitos e profissionais cubanos do ramo em várias províncias de Angola.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/02/2019 17:00:27

    Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

    Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.

  • 05/02/2019 16:47:25

    João Rosa Santos publica "Etu Mu Dietu" na sexta-feira

    Luanda - "Etu Mu Dietu, Crónicas ao Acaso", o mais recente rebento literário de João Rosa Santos, cujo lançamento estava previsto para Dezembro de 2018, sai apenas a público a 8 deste mês, em acto a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 12:19:24

    Bienal de Paz de Luanda marcada para Setembro

    Luanda - A primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países.