Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Novembro de 2018 | 12h40 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 12h40

Futuro museu projectado para os países integrantes do antigo Reino do Kongo

Mbanza Kongo - A estrutura arquitectónica do futuro museu do Reino do Kongo a ser erguido na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, comportará três pilares que simboliza os três países que integravam o antigo Reino, nomeadamente República Democrática do Congo, Congo Brazzaville e Gabão, afirmou domingo, nesta cidade, o director do gabinete local da Cultura, Biluka Nsakala Nsenga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Biluka Nsakala Nsenga - Director da Cultura

Foto: Pedro Moniz Vidal

O responsável prestou essa informação à imprensa no final de uma visita de 48 horas que o embaixador da Alemanha em Angola, Dirk Lolke, efectuou a cidade de Mbanza Kongo, tendo lembrado que a construção do novo museu do Reino do Kongo consta das recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aquando da elevação desta localidade a património mundial da humanidade.

“O actual museu dos Reis do Kongo é uma estrutura especial porque só retrata do acervo dos reis e o edifício onde estão expostos os objectos não foi construído para tal. Com a classificação de Mbanza Kongo na lista do património mundial da Unesco foi orientado a necessidade da construção de um novo museu do Reino do Kongo”, explicou.

A propósito disse, deslocar-se-á, nos próximos tempos, uma comitiva multissectorial para esses três países para apresentar a maqueta do futuro museu do Reino do Kongo e ouvir os argumentos das autoridades locais sobre o referido projecto.

“O poder Kongo, na altura do antigo Reino do Kongo, tinha como base três pilares que simbolizava os três países, cuja capital era a cidade de Mbanza Kongo”, acentuou.

O actual museu do Reis do Kongo, localizado no centro da urbe, dispõe de 114 peças museológicas que retratam os hábitos e costumes dos soberanos do antigo Reino do Kongo.

Assuntos Museus   Província » Zaire  

Leia também