Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Novembro de 2018 | 07h35 - Actualizado em 08 Novembro de 2018 | 09h20

Literatura científica entregue ao Arquivo Nacional de Angola

Luanda - Cento e quarenta e quatro livros técnico-científicos relacionados com o país e com África, de vários autores, recuperados de Portugal, em 2012, foram entregues hoje, quarta-feira, ao Arquivo Nacional de Angola (ANA), enriquecendo e diversificando o seu acervo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Livros entregues ao ANA

Trata-se de um processo de recuperação promovido pelo extinto Ministério da Ciência e Tecnologia, no âmbito do cumprimento do então programa de Governação e da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, o ANA procederá ao seu tratamento, incluindo a digitalização, para que possa ser partilhado com instituições como as de ensino superior, investigação científica e desenvolvimento, bem como as mediatecas.

Constam do acervo revistas, livros, relatórios, comunicações, memórias, trabalhos, artigos, boletins, teses de doutoramento, dissertações de mestrado e cadernos, em originais ou cópias fidedignas cedidas por instituições portuguesas para fins educativos, essencialmente produzidas antes de 1975, sobretudo sobre o sector da agricultura, relacionado com os solos eminerais, cultura, saúde, flora, fauna e ciências marinhas.

Domingos da Silva realçou títulos como o livro “Carta Fitogeográfica de Angola” (Governo Geral de Angola 1939), “Zonagem Agro-ecológica de Angola” (Nova Lisboa 1974), a “Palanca Real”.

Breve Notice (Paris 1901)- Ilustra o hospital Maria Pia, a ponte sobre o Rio Catumbela e, dentre vários aspectos, faz referência a abolição do tráfico de escravos e do curioso número de 12 milhões e 400 mil habitantes em Angola no longínquo ano de 1870.

Por sua vez, a directora do ANA, Alexandra Aparício, disse que o material entregue enriquece o arquivo, permitindo melhores pesquisas para melhor seguir enfrente no desenvolvimento do país.

Esteve igualmente presente no acto o Secretario de Estado das Indústrias Culturai e Criativas, João Constantino.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/02/2019 17:00:27

    Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

    Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.

  • 05/02/2019 16:47:25

    João Rosa Santos publica "Etu Mu Dietu" na sexta-feira

    Luanda - "Etu Mu Dietu, Crónicas ao Acaso", o mais recente rebento literário de João Rosa Santos, cujo lançamento estava previsto para Dezembro de 2018, sai apenas a público a 8 deste mês, em acto a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 12:19:24

    Bienal de Paz de Luanda marcada para Setembro

    Luanda - A primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países.