01 Dezembro de 2018 | 11h24 - Actualizado em 01 Dezembro de 2018 | 11h23
Ministros da Cultura da CEEAC querem livre circulação de artistas
Luanda - Os ministros da Cultura da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) recomendaram neste sábado, em Brazzaville (Congo), a reintegração das políticas culturais nacionais e a produção de políticas públicas que promovam a economia da cultura, a livre circulação de artistas, agentes e bens culturais.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reunidos no seu primeiro Conselho de Ministros da Cultura da CEEAC, os governantes da região central da África apontam que tal pressuposto contribuirá para o desenvolvimento de um mercado cultural comum.
Angola, que assume a vice-presidência do Bureau, receberá, em 2019, a Feira Itinerante para as Indústrias Culturais e Criativas. Angola está representada no evento por uma delegação chefiada pela ministra Carolina Cerqueira.
A agenda deste sábado, ultimo dia do conselho, incluiu a avaliação da Estratégia Sub-regional para o Desenvolvimento e a Promoção da Cultura na África Central.
A reunião definirá ainda o plano de acção para os anos de 2019 e 2020, com base nos seis eixos principais da estratégia sub-regional. O primeiro conselho de Ministros da Cultura da CEEAC pretende também engajar os estados membros em actividades regionais de forma a promover uma verdadeira rede de para o desenvolvimento e a promoção da cultura na região.
Durante a reunião, sublinhou-se também a importância de valorizar e salvaguardar o rico património cultural e histórico da região, que conta apenas com um sítio nomeado Património Mundial, a Cidade de Mbanza Kongo, em Angola.
O encontro, que decorre sob o lema o desenvolvimento e promoção da cultura na África Central, tem como foco as políticas culturais da região e a promoção das indústrias culturais e criativas, com vista à integração social, a promoção da economia da cultura e a criação de estruturas regionais de promoção do sector cultural.
Assuntos Angola
Leia também
- 06/02/2019 13:28:35
Centro Cultural do Zango abre-se para a música gospel
Luanda - Um show solidário marcado para o dia 3 de Março vai abrir as portas do Centro Cultural do Zango, município de Viana (Luanda), para a música gospel.
- 05/02/2019 17:00:27
Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil
Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.
-
05/02/2019 16:47:25
João Rosa Santos publica "Etu Mu Dietu" na sexta-feira
Luanda - "Etu Mu Dietu, Crónicas ao Acaso", o mais recente rebento literário de João Rosa Santos, cujo lançamento estava previsto para Dezembro de 2018, sai apenas a público a 8 deste mês, em acto a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA).
- 02/02/2019 02:11:17
Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana
Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.